Sem categoria

Colas de construção: tipos e para que servem

As colas de construção são materiais indispensáveis em qualquer obra ou reforma. No mercado, existem vários tipos e que possuem finalidades diferentes. 

Com o desenvolvimento de novos materiais de construção no decorrer dos anos, tais como plásticos, painéis de gesso, espumas isolantes, painéis de madeira e muitas novas matérias-primas sintéticas utilizadas na construção civil, estes novos materiais necessitam de adesivos, colas e selantes com boa aderência, melhor desempenho e técnicas de aplicação mais fáceis.

É preciso conhecer os tipos de colas de construção para saber qual será a mais adequada para o tipo de serviço que você deseja realizar. Por isso, vamos apresentar os tipos mais encontrados e as suas funcionalidades.

6 tipos de colas de construção e suas características

Se você precisa fazer pequenos reparos e não sabe qual cola utilizar para um serviço, veja as funcionalidades dos principais tipos existentes no mercado. 

Cola branca

A cola branca é a mais comum e muito utilizada nas escolas. Porém, elas servem para madeira, papel, tecido e cerâmica porosa. Ela não é tóxica, além de ser fácil de manusear. Por ser solúvel em água, não é indicada para ambientes úmidos ou áreas externas. Contudo, tem uma boa resistência e seu custo é baixo. O tempo de secagem total é de 18 a 24 horas.

Cola epoxi

Esse tipo de cola é indicado para reformar estruturas de concreto, nas rachaduras e nas fissuras que ficam na parede. Por isso, a cola epoxi é muito utilizada na construção civil. Porém, se você quebrou um azulejo no banheiro ou uma cadeira de madeira, esse material também vai te ajudar. Com isso, é importante ter em casa.

Para quem trabalha com artesanato, essa cola faz um ótimo trabalho, uma vez que cola metais e pedras. Diferente da cola branca, esse tipo é resistente à água, ácidos e calor excessivo. 

Existem alguns critérios para usar a cola epoxi, como manter o local limpo, seco e sem gordura quando for utilizar e não usar em superfícies flexíveis. O tempo de secagem da cola epóxi é de cerca de 12 horas e o tempo de cura total ocorre em 24 hs.

Cola instantânea

Essa cola é também conhecida como super cola ou cianoacrilato. Esse tipo de cola forma uma liga muito forte e são indicadas para uso em materiais como metal, cerâmica, vidro, alguns plásticos e borracha. Ela é ideal para montagem em linha quando é necessária uma elevada resistência em poucos segundos.

É preciso ter atenção com a cola instantânea, pois ela torna-se bastante rígida após a cura. Com isso, pode aderir à pele e provocar queimaduras em caso de uso com fibras naturais, como algodão. 

Não é necessário usar grampos e o tempo de cura total é de 24 horas. Além disso, também não são recomendadas para superfícies flexíveis..

Cola madeira

Elas são especificamente produzidas para tal finalidade como colagem e reparos de peças de madeira em geral, tacos, móveis. Possui colagem rápida, além de ter uma elevada resistência.

Cola silicone

A cola de silicone é indicada para o uso em calhas e outros materiais de construção, incluindo metal, vidro, fibra de vidro, borracha, madeira, tecidos, alguns plásticos e cerâmica. Eles formam ligas muito fortes e muito resistentes à água, com ótima resistência a altas e baixas temperaturas. O tempo de cura é de cerca de 24 horas.

Dependendo do silicone, pode ser usada para pequenos serviços como vedação de box, esquadrias e superfícies lisas como policarbonato, borracha, entre outros.

Cola tubo pvc

Esse tipo de cola pode ser usada na instalação, manutenção ou reparos de PVC rígido. É resistente a tracionamento e pressão. A colagem inicial ocorre em segundos e o teste de pressão pode ser realizado após 12 horas.

Se você está precisando de cola para sua obra ou fazer reparos em casa, visite o nosso site e confira as opções que temos disponíveis. Entre em contato com um vendedor para tirar as suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.