Você está construindo ou reformando e ainda não sabe como escolher a caixa de passagem elétrica? Fique tranquilo que aqui vamos te ensinar tudo que precisa saber sobre esse material tão importante para sua rede elétrica!
O que é caixa de passagem elétrica?
Criada para armazenar e conduzir de forma mais fácil os fios de uma casa – sejam eles de energia, telefone, televisão, internet e vários outros cabos, a caixa de passagem elétrica é utilizada principalmente para não atrapalhar a parte visual das residências ou empresas. Além disso, dispensa o uso de fiações e postes aparentes e externos.
De acordo com a norma 5410:2004 da ABNT, as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer algumas condições para que a “segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens” sejam garantidos.
Assim, podemos dizer que a caixa de passagem elétrica deve cumprir determinados requisitos para ser segura.
Principais tipos de caixa de passagem
Atualmente, existem diversos modelos de caixa de passagem, podendo variar de acordo com a finalidade, material, etc. Os modelos mais comuns são fabricados em PVC, alumínio, concreto e até aço inox. Abaixo vamos falar mais de cada um deles.
Caixa de passagem elétrica de parede
Usado tanto em projetos residenciais ou obras de cunho profissional, esse modelo de caixa de passagem serve para proporcionar a união de fios com tomadas internas e interruptores. Por conta disso, é ideal para organizar, distribuir ou mudar a direção de fios ou cabos em diferentes projetos de engenharia.
Subterrânea
Diferente de uma caixa de inspeção, que é utilizada exclusivamente para o escoamento das águas pluviais em casas, condomínios, indústrias e outros locais, a caixa de passagem elétrica subterrânea tem o objetivo de proteger os fios elétricos de possíveis infiltrações de água no solo, como também contra desgaste por intempéries, garantindo melhor desempenho na condução de energia.
De teto
Esse tipo de caixa de passagem elétrica embutida no teto é muito usado principalmente em residências. Ele é fundamental na maioria das instalações elétricas, uma vez que utilizado para a iluminação e a climatização do local. Geralmente é usado canaletas (condutos) mais discretos para os condutores.
De piso
A caixa de passagem elétrica no piso é usada onde é necessário garantir um acesso mais fácil à instalação elétrica em qualquer ambiente. Na prática, ela é considerada uma boa solução em pisos que são concretados ou que também são elevados. Além disso, possui uma alta resistência em ambientes que apresentam um grande fluxo de pessoas.
Com espelho
Esse tipo de caixa de passagem elétrica com espelho é semelhante ao modelo usado na parede que falamos acima, uma vez que elas também são embutidas na parede.
Porém, a diferença está na caixa de passagem elétrica com espelho que é usada apenas para a passagem dos condutores elétricos. Dependendo do modelo, em uma instalação de uma tomada e interruptores modulares podemos ter a caixa de passagem, o suporte, os módulos e o espelho.
Ou seja, ela é embutida na parede e é onde se parafusa o suporte. Em seguida, os módulos são encaixados no suporte e por cima desse conjunto, encaixa-se o espelho ou placa para suporte, que é o acabamento externo.
De sobrepor
Diferente dos tipos que citamos acima, a caixa de passagem elétrica de sobrepor não fica embutida, mas sobre a parede. Esse tipo de caixa de passagem elétrica pode ser encontrado em ambientes depois da edificação pronta e das paredes rebocadas.
Isso pode ser comum onde não é possível alterar a estrutura elétrica ou não há intenção de refazer a estrutura elétrica da casa, devido a problemas e outros fatores.
Caixa de passagem elétrica subterrânea
A caixa de passagem elétrica subterrânea tem como objetivo proteger os fios elétricos de possíveis infiltrações de água no solo, como também contra desgaste por intempéries, garantindo melhor desempenho na condução de energia.
Ela é indicada para aplicações em redes subterrâneas de energia elétrica, telecomunicações e outros. Neste caso, é por onde os fios de telefone, internet, televisão e outros podem ser guiados até as residências ou empresas.
Geralmente ela é produzida de material em polipropileno de alta resistência para tampas de medidas variadas. Além disso, ela é considerada complexa e exige uma série de detalhes e concretagem na parte superior.
Como escolher
Agora que você conhece os diferentes tipos de caixa de passagem elétrica, é hora de escolher o que mais se adequa às suas necessidades. O melhor a fazer é conversar com o profissional que irá realizar o projeto e a instalação para a definição da lista de produtos que devem ser comprados para essa fase da obra.
Se tiver alguma dúvida, fique a disposição para falar com um de nossos atendentes na nossa loja. Estamos prontos para esclarecer todos os pontos para que você possa fazer a melhor escolha possível!
Não se esqueça de acessar o nosso site e ver tudo o que você precisa para o seu projeto.
Até a próxima!