Dicas de obra

Manta de alumínio: para que serve e como usar

Quem nunca teve problemas com infiltrações ou com mofo? Uma opção eficaz para acabar com estes problemas é a impermeabilização de locais como lajes e telhados. Um produto muito utilizado para isso é a manta de alumínio. Ela impede que a água da chuva cause tais problemas.

A manta asfáltica de alumínio é ideal para a cobertura de superfícies não transitáveis ou inclinadas. Ela pode ser utilizada em telhados de materiais diferentes, como fibrocimento, barro, zinco, telhas ecológicas, além de superfícies de concreto, metal, fibrocimento, entre outros. 

Neste texto, você vai saber tudo sobre esse material e como utilizá-lo nos imóveis.

Saiba como funciona a manta de alumínio

A maneira como a manta de alumínio age é bem simples e prática. Ela acompanha o formato das telhas, por exemplo, moldando-as. Além de ser aplicada em lajes e telhas, elas também são instaladas em calhas, canaletas, marquises e juntas de dilatação. 

Geralmente, este tipo de material é utilizado ao longo da fase de construção ou reforma de uma obra e se engana quem acha que ela somente serve para impedir infiltrações. 

A manta de alumínio é capaz de conferir aos ambientes internos um sistema de isolamento térmico e acústico, que protege a casa das mais diversas ações do tempo. Dessa forma, o imóvel fica seco, protegido e aconchegante. Ela reflete raios solares e melhora o conforto térmico em interiores. Por ser aplicada em coberturas metálicas, reduz o ruído da chuva.

Para os moradores de um imóvel, é muito importante porque diminui as chances de problemas respiratórios.

A manta de alumínio funciona como uma barreira física, que evita o surgimento de goteiras, bolor, manchas, além de corrosão de armaduras e outras patologias comuns em construções. 

Aprenda a utilizar a manta de alumínio de forma simples

Agora que você já sabe para que serve e como funciona a manta de alumínio, chegou a hora de aprender como fazer a sua instalação em lajes e telhados. Confira!

Em lajes – paredes

  1. Faça um alargamento de no mínimo 3 cm de profundidade e altura de 30 cm acima da laje. Isso porque a manta será embutida dentro da parede.
  2. Uma outra forma é abrir uma cavidade com profundidade de pelo menos 3 cm e ângulo de 45º (para embutir somente a ponta da manta), 30 cm acima da laje.
  3. Agora, regularize a superfície (horizontal ou vertical) para receber impermeabilização com argamassa de cimento e areia, no traço 1:3 (1 parte de cimento para 3 partes de areia).
  4. Utilize uma cola para aumentar a aderência e depois, arredonde os cantos.

Em lajes – chão

  1. Antes de tudo, limpe e seque bem a base para que a argamassa possa ter melhor aderência, formando uma superfície única após a secagem.
  2. A argamassa deve ter espessura de pelo menos 2 cm junto aos ralos de drenagem. Aumente a espessura de acordo com o caimento, que deve ser de no mínimo 1% em direção aos ralos. Em volta dos ralos, em um quadrado de aproximadamente 40 cm de lado, faça um rebaixo de 1 cm.
  3. Faça o acabamento com uma desempenadeira de madeira, deixando a textura fina e uniforme.
  4. Aplique a argamassa e espere secar no mínimo por três dias. 
  5. Por fim, inicie a aplicação do primer

Em telhados

  1. Primeiro, limpe bem o telhado. Caso precise, utilize jateamento de água de alta pressão ou uma escova de aço com água.
  2. Corte as pontas dos parafusos salientes e cubra-as com manchão (pedaços de mantas de 10 cm x 10 cm).

Dicas importantes no momento da aplicação da manta de alumínio

A manta de alumínio deve ser aplicada a quente. É fundamental utilizar máscara de proteção com filtro para gases, óculos, luvas e avental de raspa para evitar queimaduras e se proteger contra a exposição dos vapores liberados durante o manuseio do produto.

A aplicação da manta pode ser feita:

  • Com um maçarico de boca larga e gás GLP. Você precisa aquecer o primer e a parte inferior da manta até o plástico de proteção derreter.
  • Uma outra forma é aplicar o asfalto derretido entre a superfície e a manta (a superfície já deve ter sido coberta com primer, para melhor aderência).

Com todas essas informações, você aprendeu não só o que é manta de alumínio, mas também como fazer a instalação. Caso não consiga fazer sozinho, é indicado procurar ajuda de um profissional. Assim, o resultado será mais eficaz e você não terá prejuízos. 

Se você está precisando de manta de alumínio, visite o nosso site. Entre em contato com um especialista para tirar dúvidas!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.