poVocê sabe que o visual e a aura do ambiente constroem-se com cores. Selecionar e combinar tonalidades agrega valor à sua casa e cria um espaço totalmente voltado para sua identidade. O que pouca gente se atenta é para o fato que, além de escolher a cor, preciso escolher adequadamente quais tipos de tinta vou utilizar.
Podemos afirmar que a cor da tinta diz respeito à composição do cenário. Os tipos de tinta dizem respeito à vida útil desse cenário, aos tons alcançados e sua permanência no decorrer do tempo. Uma vez que cada tipo possui uma diferente finalidade, sempre ideal para um tipo específico de ambiente.
Por exemplo, para o exterior da casa – paredes externas, varandas, muros etc. – são necessárias funções específicas de proteção contra raios solares e intempéries climáticas. Para o interior da casa, por sua vez, esses atributos não são requeridos, mas outros podem entrar em ação, como veremos em seguida.
Você verá que a escolha da tinta tem tudo a ver com o espaço que pretende revestir. Assim sendo, queremos te oferecer informações para sanar as principais dúvidas na hora de escolher a tinta mais adequada.
TIPOS DE TINTA À BASE DE ÁGUA
Vamos iniciar nossa lista com as tintas à base de água. São, sem dúvida, as que utilizam-se mais comumente e, por consequência, as mais fáceis de encontrar disponíveis no mercado. Entre elas, a tinta látex PVA evidentemente receberia a medalha de mais comum.
Todavia, não confunda uso comum com uso adequado. As tintas látex PVA propiciam bom acabamento, sendo de fácil aplicação e possuindo secagem rápida. Mas, não desempenham bem quando expostas aos raios solares, ventos, chuvas e poeira.
Por isso, é recomendável que apliquem-se esses tipos de tinta apenas na área interna da casa. Ainda assim, em cômodos que não sejam constantemente molhados ou necessitem de lavagem ou manutenção recorrente.
Em outras palavras, é ideal para quartos de jovens e adultos, salas de estar, escritórios etc. Para limpeza, pode-se utilizar apenas um pano úmido.
A tinta acrílica, também à base de água, é excelente alternativa à látex para ambientes externos ou bastante úmidos. Mas, em relação ao acabamento, não há diferenças em relação à látex. Possuindo excelente acabamento em três opções: acetinado, fosco e semi brilho.
Por outro lado, a diferença está no modo de cobertura e revestimento. Por conter resinas acrílicas resistentes à água, ela se torna altamente impermeável. O que a indica para ambientes externos como varandas e muros e cômodos que levam bastante água como banheiros e cozinhas.
TIPOS DE TINTA À BASE DE ÓLEO
A tinta esmalte possui apenas versão à base de óleo. Desse modo, ela não é solúvel em água e demanda atenção no momento de sua aplicação. Pois, demora mais para secar e exala um odor característico e acentuado.
Trata-se de um tipo de tinta bastante resistente e encorpada. Sua principal característica é a manutenção da tonalidade por período extenso no objeto.
Por isso, se adequa muito bem às superfícies de madeira e metais. Quando aplicada, ela protege o metal e a madeira de elementos que diminuem sua durabilidade. Agindo para a preservação da vida útil desses objetos.
Contudo, não indica-se a aplicação direta em paredes de alvenaria. Uma vez que podem descascar ou pipocar em bolhas com bastante facilidade.
TINTA SUPERLAVÁVEIS
As tintas denominadas super laváveis são acrílicas e feitas à base de água de diferentes marcas que podem encontrar-se no mercado. O objetivo desses tipos de tintas é claro: oferecer a possibilidade de serem limpas e lavadas com frequência, tendo o mínimo de desgaste em sua aparência.
Portanto, os consumidores costumam procura-la para o quarto das crianças; ou para áreas comuns, quando se tem criança em casa ou se as recebe constantemente como visitas.
Também podem aplicá-las nas áreas externas, já que sua impermeabilidade lhe confere bom nível resistência.
TIPOS DE TINTA NAS DUAS VERSÕES
As tintas epóxi são encontradas em ambas as versões – à base de água e à base de óleo. Seu grande diferencial é o alto nível de resistência ao sol, fatores climáticos, água e elementos corrosivos.
Desse modo, seu uso é bastante recomendado para áreas que serão posteriormente inundadas como piscinas e caixas d’água. Bem como, para ambientes bastante úmidos como banheiros e lavanderias.
Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!