O disco diamantado é utilizado em ferramentas de corte elétricas e tem a função de cortar diversos tipos de materiais como vidro, concreto, mármore, porcelanato e madeira. Este material funciona como uma espécie de abrasivo e tem a característica de ser bastante resistente.
O mecanismo é composto por grãos de diamante fixados através de uma liga metálica chamada de “banda”. Ao efetuar o corte, os grãos de diamantes são desgastados e eliminados junto com o material.
No mercado, você irá encontrar diferentes tipos de disco, como liso, segmentado e turbo. Também existem discos específicos para cortar materiais diferentes.
Neste texto, você vai aprender como utilizar o equipamento e quais cuidados deve ter durante o uso.
Como utilizar corretamente o disco diamantado
Utilizar o disco diamantado não é difícil. Porém, precisa de certos cuidados para que não ocorra acidentes. Veja algumas dicas!
- Certifique-se que o material a ser cortado esteja corretamente fixo por uma morsa ou qualquer outro tipo de acessório de fixação;
- Nunca fique na frente da máquina. Ao ligá-la, deixe o disco girar livre por um minuto antes de operação;
- Não permita trepidações do disco sobre o material;
- Não use a lateral do disco para desbaste;
- Utilize os discos em um ângulo de 90º em relação à peça;
- Após o término do trabalho, retire o disco e limpe o equipamento. Principalmente flanges, parafusos e fusos.
5 dicas e cuidados para ter com o disco diamantado
Para que o produto tenha uma vida útil prolongada é preciso tomar alguns cuidados. Confira!
Afiando o disco
Com o uso, a banda de corte começa a ficar lisa, “cega”. Nesse caso, o disco não conseguirá cortar o material, ou então, cortará em velocidade reduzida. Para reafiar o disco, basta fazer alguns cortes em material extremamente duro, como blocos de cimento ou pedra arenito.
Utilizar o tipo certo
Os discos diamantados podem ser usados para corte seco e úmido. Essa característica deve ser averiguada na identificação de cada disco antes da compra, já que um disco indicado para corte úmido não terá bom rendimento se utilizado a seco.
Conservando o disco diamantado
Para o usuário preservar a qualidade dos discos diamantados é recomendado que todo o trabalho de corte seja feito por etapas. Um corte de 10 cm de profundidade deve ser executado de 5 cm em 5 cm, por exemplo. Essa é uma forma de tornar o trabalho ágil, melhorar o rendimento do disco e preservar a vida útil da serra, além de proporcionar conforto ao operador.
Transporte do material
A máquina nunca deve ser transportada com o disco diamantado montado, sob o risco de os componentes se danificarem durante o transporte.
Escolha do disco diamantado
Quando você for escolher o disco diamantado leve em consideração o rendimento e a universalidade.
O rendimento se refere ao número de metros cortados pelo disco. O custo por metro cortado é um indicador importante no momento de adquirir um disco. Com isso, preste atenção nesta informação antes de comprar.
Já quando falamos de universalidade, nos referimos a capacidade de um mesmo disco apresentar bom rendimento em diferentes tipos de material.
Conclusão
Você aprendeu neste texto como utilizar da forma correta o disco diamantado e algumas dicas de cuidados que precisa ter. Vale destacar que antes de utilizar o produto é preciso fazer uso dos equipamentos de proteção individual para evitar possíveis acidentes. Ao adquirir o material, leia as instruções do fabricante e caso tenha dúvidas, pergunte ao vendedor o que precisa saber.
Visite o nosso site e confira as opções de disco que temos disponível. Na nossa loja, você terá ainda o suporte necessário para a sua compra.