Dicas de obra

Como escolher areia para construção

A areia para construção é um dos elementos mais utilizados no canteiro de obras. Aliás, ela junto do cimento e da pedra brita é a base dos métodos de construção baseados em concreto armado.

Porém, a areia também acaba sendo muito utilizada para outras finalidades, como o aterramento, a preparação do reboco e a preparação do chapisco.

Justamente por possuir diversas finalidades, você precisa entender como pode adquirir a areia para construção ideal. Afinal, caso faça a escolha errada, existem muitas chances de que acabe prejudicando o andamento da obra.

No artigo da semana nós vamos te explicar de maneira simples, prática e altamente detalhada como você pode escolher a areia para a sua construção. Confira:

Como escolher a areia para construção ideal?

Por mais que a escolha da areia errada para a construção possa ter consequências bem danosas, não há como negar que acertar na escolha não é a coisa mais complicada do mundo.

De fato, você apenas precisa saber para qual finalidade cada tipo de areia indica-se e também qual é a sua necessidade. A partir daí será necessário apenas ligar um ponto ao outro, pois as informações que você precisa já estarão a sua disposição.

Então, para começar, precisamos explicar quais são os tipos de areia para construção existentes e qual é a finalidade mais comum de cada um desses tipos, ok? Certo, então vamos lá:

Areia lavada

A que mais utiliza-se nas obras é a areia lavada, sendo totalmente natural. Extrai-se do leito dos rios e separa-se em lagoas de decantação.

Uma vez que a separação tenha sido feita, realiza-se a peneiração para que a areia possa ficar totalmente pura. Também existem outros métodos de retirada desse tipo de areia. Porém, isso não é tão importante para quem vai fazer apenas o consumo dela.

O grande ponto aqui é que existem diferentes tipos de areia lavada. São eles a areia lavada fina, média e grossa.

A areia fina possui grãos com um diâmetro entre 0,05 e 0,42mm e utiliza-se como insumo para a fabricação de argamassas para o reboco.

Já a areia média possui entre 0,42 e 2,00mm e utiliza-se tanto para concreto quanto para a fabricação de argamassas de assentamento.

Por fim, nós temos a areia grossa que possui entre 2 a 4mm e que pode utilizar-se para  a fabricação de concreto e chapisco.

Agora que você já sabe quais são os tipos de areia para construção e qual a finalidade de cada uma, fica muito mais fácil fazer a escolha, certo? Mas ainda temos que falar sobre o nosso outro tipo de areia, então continue aqui!

Areia Usinada

A areia usinada é conhecida como areia de brita, pois é um agregado gerado por conta da britagem de rochas. Ou seja, ela não é natural como a areia lavada.

Entretanto, isso de modo algum é algo que diminui a qualidade desse tipo de areia para construção. Afinal, ela é perfeitamente capaz de substituir a areia lavada sem problema algum.

Além disso, é importante ressaltar que como ela não causa danos aos leitos de rios devido ao seu método de extração diferenciado, ela acaba sendo mais sustentável e benéfica ao meio-ambiente.

Outros tipos de areia para construção

Além dos tipos que foram citados, nós podemos falar tanto sobre a areia reciclada como também sobre a areia para aterro.

No primeiro caso estamos falando especificamente sobre uma areia que contenha partículas de cimento. Por ser reciclável ela acaba custando menos do que a areia natural, sendo assim uma ótima opção para quem quer manter a qualidade e reduzir custos na construção.

Todavia, esse tipo de areia não pode ser utilizada para finalidades estruturais.

Já a areia para aterramento é uma areia utilizada unicamente para a realização de aterros em obras ou terraplanagem. Isso acontece porque ela não passa pelo mesmo processo de filtragem que a areia lavada, mantendo assim diversas impurezas, como galhos e folhas.

Seja qual for sua necessidade, acreditamos que será ainda mais fácil escolher sua areia para construção a partir de agora, certo? 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar! 

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *