Dicas de obra

Qual a diferença entre cimento e argamassa

diferenca-entre-cimento-e-argamassa-distribuidora-campeao

Você conhece a diferença entre cimento e argamassa? Em outras palavras, sabe quais são as funções de cada um na sua obra? 

É fato inegável que cada ramo profissional possua seu vernáculo próprio. Apenas quando temos que lidar mais de perto com alguns profissionais, ou quando vivenciamos certas experiências, descobrimos a importância de compreender a nomenclatura utilizada. 

Como você está para perceber, não é de pouca importância saber diferenciá-los. Uma vez que um diferente material pode comprometer toda a segurança ou qualidade do acabamento de uma obra. 

Por isso, saber a diferença entre cimento e argamassa é perceber nitidamente quais as funções que cada um deles desempenha na obra.

CARACTERÍSTICAS DO CIMENTO

Sem sombra de dúvidas, o cimento é o grande protagonista da obra. Para concretagem, unir blocos da estrutura (tijolos etc.), chumbar objetos apêndices nas paredes, rebocar, fazer o contra piso.

É difícil encontrar uma fase ou etapa da construção em que ele não se encontre presente. Mesmo que seja de modo discreto.

De forma resumida, é um aglomerante hidráulico, que cristaliza os materiais que entram em contato quando há presença de água. Dessa forma, obtém grande resistência mecânica. E esse é o principal atributo explorado pela construção civil. 

Para unir tijolos e demais materiais aplica-se com areia, o que produz uma massa homogênea com propriedade adesiva. Já para concretagem, além da areia e da água, acrescentam-se as britas. Isso serve para intensificar a resistência do bloco formado para coluna ou viga. 

Perceba que ele age duplamente para a estruturação da obra. Num primeiro momento, compõe o concreto com que são construídas vigas e colunas. Na sequência, assenta os tijolos que representam a vedação dos espaços na estrutura, divisando cômodos e o limite externo da construção. Essa é a principal diferença entre cimento e argamassa. 

CARACTERÍSTICAS DA ARGAMASSA

A argamassa também é um elemento sempre presente nas construções. Mas sua face de atuação é menor do que a do cimento. Enquanto encontra-se este por toda a estrutura da obra, a argamassa abarca apenas os revestimentos ou assentamento de materiais diversos.

Por exemplo, utiliza-se ela para assentar cerâmica, porcelanatos, granitos ou mármores, pedras ou tijolos. Também serve para revestir e impermeabilizar superfícies e corrigir desníveis na superfície. Assim, facilita o acabamento de pisos e paredes.

Desse modo, buracos, ondulações e imperfeições nos pisos ou nas paredes podem ser superados. Isso para que os revestimentos sejam concretizados com bom nivelamento e qualidade.

DIFERENÇA ENTRE CIMENTO E ARGAMASSA E OUTRAS MAIS

Como pudemos perceber nos tópicos anteriores, o cimento está ligado aos fundamentos da obra. Ele permeia trabalhos mais pesados e grossos na construção.

Por sua vez, utiliza-se a argamassa na etapa de acabamento. Portanto, possui modo de aplicação mais fino e condizente com o revestimento de paredes e piso.

Vamos elaborar melhor essa diferença. Pode-se enfatizar que a elaboração e produção tanto do cimento quanto da argamassa são para funções específicas na obra. De modo que a diferença entre cimento e argamassa pode ser percebida quanto a sua fabricação e utilização na construção.

Perceba que há proximidades quanto às funções desempenhadas. Mas, em nenhum momento elas desempenham a mesma função.

De modo similar, outras ferramentas e materiais podem ser também confundidos. Dessa forma, vamos oferecer algumas dicas para quem está passando pela experiência da construção pela primeira vez.

Antes de mais nada, contrate profissionais confiáveis e que mantenham um diálogo aberto compreensivo. É fundamental contar com alguém de confiança reconhecida e sempre disposto a explicar detalhes que você desconheça.

Pesquise também por conta própria. Ler artigos como este, assistir a vídeos instrutivos. Enfim, reunir informações relevantes podem te dar mais confiança e autonomia na hora de selecionar e comprar materiais.

Por fim, mantenha um planejamento para todas as fases da construção. Para que possa lidar com cada grupo de materiais de uma vez. Assim, poderá evitar complicações e compras erradas. 

Agora que você já conhece a principal diferença entre cimento e argamassa, está pronto para adquirir seus materiais com a gente.

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *