Dicas de obra

Tipos de ferro para construção civil

tipos-de-ferro-para-construcao-civil-distribuidora-campeao

Os ferros para construção civil são extremamente importantes para formar a estrutura de base, para portas e janelas, e também para as barras de ferro.

Sendo assim, por toda a importância desse material dentro do ramo de construção civil, é essencial conhecer os diferentes tipos de ferro existentes nesse segmento.

Esse artigo tem o objetivo de mostrar, justamente, esses tipos de ferros para construção para que você possa saber tudo a respeito desse assunto.

Afinal, é essencial saber identificar qual é o melhor tipo de ferro para usar de acordo com a finalidade desejada, evitando assim riscos à obra, como a cessão da fundação dela.

Vamos lá!

Principais tipos de ferro para construção civil

Telas e treliças

Os primeiros tipos de ferros para construção civil são as telas e as treliças.

As telas são utilizadas para a construção de pisos industriais, de lajes em concreto armados e também de estruturas pré-moldadas. Com o uso das telas, é possível também conseguir uma maior aderência do concreto com o aço. Dessa forma, a estrutura fica mais firme e segura.

Já as treliças, como o próprio nome diz, são estruturas em formato de triângulo, que possuem as extremidades cruzadas. Elas têm a finalidade de proporcionar maior segurança, apoio e resistências às estruturas de qualquer obra, já que a treliça de ferro pode aguentar pesos enormes sem que haja rupturas ou qualquer tipo de dano.

Apesar disso, as treliças são resistentes contra a compressão e a tração. Porém, por outro lado, elas não são capazes de resistir às cargas laterais.

Vergalhões

O próximo tipo de ferro para construção civil é o vergalhão. Ele é essencial para dar o suporte necessário às estruturas feitas de concreto, como é o caso das vigas e dos pilares de sustentação.

É o vergalhão de ferro que ajuda a dividir o peso das paredes e do teto da construção com o chão, garantindo assim a segurança da estrutura em geral.

Um dos mais importantes tipos de ferro para construção civil: Arames

Os arames são materiais de extrema importância nas etapas iniciais de qualquer construção e é por isso que é um tipo de ferro para construção civil que é essencial.

A utilização do arame em uma obra irá depender do tipo dele, como é o caso dos arames recozidos, que têm papel importante para a fixação de armaduras de ferragens do concreto armado.

 Estribos

Os estribos de ferro também possuem função de sustentação, sendo utilizados, principalmente, na união dos vergalhões das estruturas de colunas e pilares de paredes, e também das vigas.

Outra função dos estribos é compor a produção de uma coluna de ferro, absorvendo os esforços cortantes que ocorrem nas peças de concreto armado.

Pregos

Entre os tipos de ferros para construção civil, sem sombra de dúvidas um dos mais conhecidos são os pregos.

Os pregos são componentes extremamente versáteis e que possuem muitos tipos diferentes, como os de cabeça, os sem cabeça e os com cabeça dupla.

Pregos com cabeça são muito utilizados na construção civil na parte de construções pesadas, enquanto os sem cabeça são muito usados quando é preciso pregar uma madeira e não se deseja manchá-la.

Conclusão sobre os tipos de ferro para construção civil

Como você viu, o ferro é um material extremamente importante na construção civil, sendo utilizado em diversas ocasiões e sob diversos tipos.

Neste texto, mostramos a você os tipos de ferros mais comuns usados dentro da construção civil, já que é importante conhecer a função de cada um deles.

Gostou do artigo de hoje sobre tipos de ferros para construção civil

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.