Você já parou para pensar na importância da preparação do terreno para uma construção? Pois é, se pretende construir, uma coisa é certa: o seu terreno precisa de uma preparação prévia. Assim será possível realizar o processo construtivo da maneira adequada.
Ao contrário do que muita gente pensa, existe um jeito correto de passar por essa fase. Ao segui-lo, o andamento será mais rápido, prático e eficiente.
Para a sua sorte, nós vamos mostrar-lhe como isso pode ser feito neste conteúdo. Além disso, daremos-te detalhes a respeito de como preparar o terreno da melhor forma possível.
Se você quer saber mais sobre este assunto, continue conosco até o final do conteúdo!
Faça a limpeza do terreno
O primeiro passo para que você consiga preparar o terreno do jeito certo é limpar ele completamente. Na prática, isso quer dizer que nada deve ficar sobre o terreno. Ou seja, retire todos os galhos, árvores, casas, entulho e coisas afins.
Vale lembrar que aqui nós estamos falando sobre a preparação de um terreno por completo. Isto é, se você está pensando em realizar uma construção em apenas um local específico, esse conteúdo não será o mais adequado.
De qualquer forma, essa limpeza pode ser simples ou super complicada. Isso vai depender única e exclusivamente do terreno.
O importante é que ao final desse processo o terreno esteja perfeitamente limpo.
Execute a terraplanagem
Mesmo com a limpeza do terreno, é muito provável que o espaço ainda esteja desnivelado. Afinal de contas, a maioria dos terrenos apresentam esse tipo de característica.
Porém, se você vai construir em um terreno que já está totalmente plano, considere-se uma pessoa de sorte. Isso é uma coisa bem rara nos dias de hoje.
De qualquer forma, a terraplanagem pode ser feita tanto manualmente com o auxílio de pás e ferramentas como também por meio de máquinas. Se o trabalho for pouco, o ideal é optar pelas ferramentas manuais. Assim você consegue economizar um bom dinheiro.
Contudo, se houver muita terra para se movimentar, o ideal é optar por uma máquina, já que isso trará mais eficiência ao processo de preparação e reduzirá absurdamente o esforço braçal.
Faça a sondagem do solo
Se você vai construir, é necessário entender sobre que tipo de solo sua casa será edificada. Isso só pode ser feito por meio da sondagem. É muito importante fazer a sondagem do solo nessa etapa. Afinal, depois de erguidas as estruturas de fundação e sustentação, não haverá mais muito o que se fazer.
Realiza-se a sondagem por meio da contratação de um profissional ou empresa especializada nesse tipo de trabalho. Por isso, devem seguir-se todos os protocolos para que a avaliação do terreno seja feita da forma correta.
Assim, você terá um terreno limpo e nivelado, além da consciência do tipo de solo sobre o qual irá construir.
Descartar entulhos: o último passo para a preparação do terreno
É importante ressaltar que o terreno naturalmente irá acumular entulho, já que trabalhos estarão acontecendo por ali. Por isso, é fundamental ter atenção e cuidado para não deixar que isso aconteça de forma demasiada.
Sempre esteja limpando o terreno e descartando os entulhos da forma certa, para que não haja nenhum acúmulo desnecessário. O ideal é ter uma caçamba na sua obra, que deve retirar-se sempre que estiver cheia.
Você terá que gastar algum dinheiro com isso, mas pelo menos terá a certeza de que o seu terreno estará totalmente pronto e preparado para abrigar a construção que ocorrerá.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar!
Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!