Dicas de obra

Tudo sobre a fundação sapata corrida

fundacao-sapata-corrida-distribuidora-campeao

A fundação sapata corrida é muito utilizada atualmente, principalmente por ser altamente recomendada para pequenas estruturas. Assim, muitos acabam utilizando-a por conta do tamanho de suas obras.

No conteúdo de hoje, nosso objetivo é mostrar tudo aquilo que você precisa saber sobre esse tipo de fundação, para que desse modo ela possa ser executada da melhor maneira possível.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre o assunto, continue conosco até o final deste conteúdo. Nós garantimos que você não vai se arrepender!

O que é sapata corrida?

A sapata corrida é um tipo de fundação muito utilizada na construção de casas com pequenos vãos, muros, paredes de reservatórios, piscinas e outras estruturas menores. Ela costuma ser mais superficial do que outras fundações.

Ela vai se caracterizar na prática como uma estrutura contínua de concreto armado que é posicionada embaixo das paredes, para que assim o peso da construção possa ser totalmente distribuído para o solo. 

O topo da sapata pode ser tanto reto como piramidal e, em geral, as estruturas de aço mais utilizadas são a gaiola e o radier.

Como fazer uma sapata corrida?

Fazer uma sapata corrida é algo relativamente simples, mas é muito importante que todo o processo seja feito corretamente. Afinal, a sapata será responsável pelo suporte do peso de uma estrutura, então erros simplesmente não podem acontecer.

A seguir nós vamos te explicar como você pode fazer a sua sapata corrida com segurança e muita qualidade. Confira:

Escavação

A parte de escavação da sapata é importantíssima, já que ela obviamente precisa ficar abaixo do solo. Nesse caso, será necessário verificar onde a escavação deve ser feita e qual é o tamanho dela.

Uma vez que a escavação tenha sido feita, é preciso verificar se realmente foi encontrado solo firme. Afinal, caso a sapata seja posicionada em solo ainda mole, ela pode afundar e desbalancear toda a estrutura.

É importante que um engenheiro qualificado vistorie todo o processo, para poder afirmar quando o buraco já está fundo o suficiente. Caso seja necessário, também é possível realizar a compactação do solo.

Por fim, após realizar a escavação, é necessário adicionar uma camada fina de 5cm de concreto. Isso vai isolar completamente a fundação, fazendo com que ela esteja totalmente segura.

Posicionamento da armação de aço

Após a realização da preparação da parte de escavação, é chegada a hora de fazer o posicionamento da armação de aço. 

As armações devem ser posicionadas com ferros e dobras voltados para cima, sem que haja contato com o solo. Se possível, use espaçadores para isolar o aço do solo e evitar que a armação se mova quando for concretada.

Após fixar a armação, é preciso posicionar os arranques, sempre garantido que eles estejam perfeitamente aprumados, para que toda a estrutura de concreto armado seja feita corretamente.

Caixarias

A caixaria deve ser montada para que a sapata corrida possa ganhar forma. Elas devem estar muito firmes, bem alinhadas e presas com arames. Não pode haver nenhum vazamento de concreto por elas.

Além disso, as caixarias também devem estar aprumadas.

Concretagem

Por fim, será necessário realizar a concretagem do aço, para que a sapata corrida possa ser concluída.

O concreto pode ser comprado pronto ou feito na obra, mas o mais importante é que ele seja pastoso e homogêneo.

Após 5 dias, o concreto já terá passado pela secagem e então deve ser completamente impermeabilizado, para que a fundação seja totalmente protegida.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar! 

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *