Dicas de obra

Você conhece os principais tipos de argamassa?

tipos-de-argamassas-distribuidora-campeao

Conta para a gente: você conhece os principais tipos de argamassa? Caso a sua resposta seja não, pode ficar tranquilo. Até porque, no nosso conteúdo de hoje a gente vai te mostrar um pouco mais sobre esses principais tipos.

Isso é muito importante para que você saiba exatamente qual tipo de argamassa deve utilizar em cada momento da sua obra. Assim os seus resultados serão melhores e sua obra vai ser construída com mais velocidade, praticidade e eficiência.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco até o fim deste conteúdo!

O que são argamassas?

Utiliza-se bastante argamassas em uma obra, seja para unir materiais, assentar tijolos ou colocar pisos e revestimentos. Além disso, também para nivelar superfícies, impermeabilizar ambientes e até mesmo para regularizar paredes.

De modo geral, todas as argamassas produzem-se por meio da mistura dos seguintes elementos:

  • Cimento;
  • Areia;
  • Cal;
  • Aditivo;
  • Água.

Entretanto, a depender da quantidade de cada ingrediente, o resultado será diferente. Isto é, para fazer uma determinada massa você vai precisar de um pouco mais de cimento e um pouco menos de água. Enquanto para outro tipo de massa utilizar-se-á mais o cal e assim por diante.

Tipos de argamassa

Conforme mencionamos anteriormente, existem diferentes tipos de argamassa e cada uma delas costuma ser utilizada para uma finalidade em específico. É preciso saber disso para poder fazer uma argamassa de alta qualidade e que seja indicada para a sua necessidade.

Por conta disso, a seguir nós vamos falar um pouquinho sobre os tipos de argamassa. Confira:

Argamassa feita na obra

A argamassa realizada na obra geralmente será misturada com o auxílio de enxadas, colher de pedreiro ou com uma betoneira, que costuma tornar o trabalho muito mais fácil.

A qualidade desse tipo de argamassa estará ligada única e exclusivamente a qualidade e ao uso correto dos seus ingredientes. Ou seja, é necessário que o profissional saiba precisamente quais são as quantidades que deve utilizar de cada ingrediente para utilizar a argamassa na finalidade desejada.

Uma vez que isso esteja claro, sua principal preocupação deve ser manter a areia limpa, utilizar produtos de boa qualidade e se certificar de que a água que está sendo utilizada também esteja limpa.

Para ter uma noção mais clara das quantidades, sugerimos que você se informe com o responsável técnico da obra, já que ele poderá apontar qual é a melhor opção para cada necessidade.

Tipos de argamassa pronta

Além da argamassa que pode produzir-se na própria obra, também existe a possibilidade de comprar argamassas que venham prontas de fábrica.

Elas geralmente podem ser encontradas em sacos de 20 ou 40Kg, sendo que, precisam ser misturadas com água para poderem ser utilizadas.

É sempre importante ressaltar que a quantidade de água a ser misturada pode variar muito de fabricante para fabricante e de argamassa para argamassa. Por isso, não custa nada dar uma olhadinha na embalagem para não cometer nenhum erro.

As argamassas prontas já possuem o cimento, o cal, aditivos e tudo aquilo que é necessário para que elas possam ser devidamente utilizadas. Porém, elas nem sempre vão ser a melhor opção.

Além de verificar a qualidade da argamassa e sua adequação a sua necessidade, também é preciso verificar o seu custo, para que assim você possa tomar a decisão mais inteligente do ponto de vista financeiro.

Seja como for, nós podemos te assegurar de que estamos aqui para te ajudar no que for necessário. Por isso, caso tenha alguma dúvida sobre o tipo de argamassa que deve utilizar, entre em contato conosco para que assim possamos lhe orientar da melhor maneira possível. 

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.