Dicas de obra

Guia completo do contrapiso

guia-completo-do-contrapiso-distribuidora-campeao

O contrapiso é uma argamassa utilizada dentro da construção civil na grande maioria das construções e que acaba fazendo toda a diferença para elas. Porém, não pense que por ser tão comum, o contrapiso já é feito corretamente.

De fato, muitos profissionais ainda possuem uma certa dificuldade para acertar o contrapiso e isso acaba influenciando nos custos da obra, no seu tempo de realização e até mesmo nos seus acabamentos finais.

É por esse motivo que nós queremos te apresentar o guia completo do contrapiso, onde vamos explicar de maneira detalhada tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de massa.

Quer saber mais? Continue conosco neste conteúdo!

O que é o contrapiso?

Antes de mais nada, precisamos definir precisamente o que é o contrapiso para que possamos iniciar este conteúdo da forma certa:

Conforme mencionamos anteriormente, o contrapiso é uma camada de argamassa com 2 a 5cm de espessura. Ele é o principal responsável por criar uma superfície regular e lisa para o assentamento de pisos.

Isso acontece porque durante o processo de concretagem de uma laje acaba sendo muito comum que ela fique desnivelada ou tenha algumas saliências causadas pelas próprias características do concreto.

No fim das contas, é importante lembrar que o contrapiso deve contar com as quedas para a água. Além disso, ele só pode ser realizado sobre o concreto.

Como fazer um contrapiso?

A seguir nós vamos te mostrar em detalhes como o contrapiso deve ser feito.

Preparação do solo

O solo ocupa uma posição central na preparação do contrapiso, principalmente porque é ali que toda a massa será colocada.

Nesse caso, o solo não pode conter nenhum tipo de entulho, sujeira ou poeira. Por isso é muito importante utilizar ferramentas para retirar sujeiras maiores do chão, além de uma vassoura para retirar toda a poeira do ambiente.

Ao fazer isso você também pode molhar o chão, pois isso vai impedir que a poeira que ainda ficou no ambiente circule.

Instalação hidráulicas e elétricas

Certifique-se de que as instalações hidráulicas e elétricas foram feitas corretamente. Isso porque, a última coisa que você quer é ter que quebrar o contrapiso para refazer um trabalho ruim.

Aplicação da argamassa

Faça uma nova limpeza no ambiente, molhe o chão e coloque um pouco de pó de cimento por todo o ambiente. Aqui não tem muito mistério: você pode pegar o cimento com sua mão e ir salpicando ele por todo o local.

Isso ajuda a argamassa a ter uma aderência maior no local, permitindo um trabalho de maior qualidade.

Agora é só aplicar a argamassa no solo e espalhar ela corretamente seguindo as especificações do responsável pela obra.

Após algumas horas, você pode tentar utilizar uma vassoura para passar suavemente por cima do contrapiso. Isso vai fazer com que ele fique com um aspecto de arranhado, o que permite que haja uma maior aderência futura da argamassa e das cerâmicas.

Dicas para fazer um bom contrapiso

Quer fazer um bom contrapiso? Confira essas 3 dicas que vão te ajudar muito!

Tenha cuidado com a altura

O contrapiso precisa possuir uma altura pré-determinada. Pois, somente dessa maneira ele poderá ficar adequado ao resto do ambiente, já que deve haver um limiar de altura para a cerâmica, disjuntores e outros elementos.

Certifique-se de que contrapiso esteja bem nivelado

O contrapiso deve estar perfeitamente nivelado na maioria dos ambientes, com pequenas quedas da água em banheiros, lavabos, garagens e assim por diante.

A queda da água em espaços como sala e cozinha não é necessária.

Faça a massa adequada

A massa do contrapiso deve possuir um aspecto de “farofa”, pois como ela não pode sofrer com desníveis, precisa ser um pouquinho mais dura mesmo.

Caso tenha alguma dificuldade para acertar a massa do contrapiso, entre em contato com o responsável pela sua obra. Assim, ele poderá te orientar da melhor maneira possível em relação à massa e ao modo de fazê-la ideal para suas necessidades.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar! 

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.