Dicas de obra

Instalação hidráulica: Tudo que precisa saber

tudo-sobre-instalacao-hidraulica-distribuidora-campeao

A instalação hidráulica representa aproximadamente 3% do custo total que uma obra pode vir a ter. Porém, lembre-se disso: é do mesmíssimo sistema hidráulico que surgem 70% dos problemas dentro de qualquer obra.

Então, confie em nós quando dissermos que você realmente precisa se preocupar com esse tipo de coisa. Afinal de contas, com algumas reformas e problemas, esses 3% podem se multiplicar rapidamente.

É por conta disso que nós vamos te apresentar no conteúdo de hoje absolutamente tudo o que você precisa saber sobre a instalação hidráulica e como ela deve ser feita. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue conosco neste conteúdo até o final!

O que é instalação hidráulica?

A instalação hidráulica é composta por:

  • Projeto arquitetônico;
  • Projeto hidráulico;
  • Caixa d’água;
  • Redes de distribuição de água quente e fria;
  • Coleta de esgoto;
  • Águas pluviais.

Em outras palavras, o sistema hidráulico é responsável por todo o transporte de fluídos dentro de uma construção, enquanto a instalação será responsável por deixar todo esse sistema “de pé”.

Como fazer a instalação hidráulica

A teoria sem prática não serve de absolutamente nada. É por isso que você precisa entender como esse tipo de instalação deve ser feita.

Justamente por isso, a seguir nós vamos explicar detalhadamente como você pode fazer a instalação hidráulica em um obra, garantindo sua segurança e eficiência. Confira:

Ligação de água e esgoto

Após ter em mãos um projeto hidráulico realizado por um profissional altamente qualificado, você finalmente poderá dar início a instalação do projeto com a ligação de água e esgoto. 

É importante ressaltar que esse tipo de ligação deve ser feito por profissionais capacitados e todo o processo deve estar condizente com as especificações da concessionária de água e esgoto da sua região.

Instalação das tubulações esgoto e pluviais

A instalação das tubulações de esgoto e pluviais pode ser um pouquinho diferente dependendo da sua obra. Por exemplo:

  • Para construções com fundação em radier, isso é feito antes da concretagem da fundação;
  • Para construções com outros tipos de fundação, isso só ocorre após o levantamento de paredes.

Essa instalação se define principalmente como o posicionamento dessas tubulações da forma certa, conforme estão descritas no projeto hidráulico.

Passagem das tubulações na laje

Antes da laje ser concretada é necessário deixar todas as passagens para a tubulação prontas. Afinal de contas, ninguém quer ter que ficar quebrando concreto desnecessariamente, não é mesmo?

As passagens podem ser feitas com o próprio cano, que após a concretagem servirá como um caminho para a ligação do sistema hidráulico.

Posicionamento das tubulações de água fria e quente

Com a laje pronta, paredes levantadas e a estrutura segura, começa-se a investir no posicionamento das tubulações. Elas devem seguir o projeto hidráulico e precisam de muito cuidado.

A tubulação não pode estar com nenhum tipo de avaria, já que isso infelizmente pode influenciar na sua vida útil.

Instalação da caixa d’água

Uma vez que tudo isso já tenha sido feito, a caixa da água pode ser finalmente instalada.

Teste de estanqueidade

É necessário realizar o fechamento de todos os registros do imóvel para que a água não saia por nenhum lugar. Após fazer isso, deve-se abrir o registro da caixa da água para que os canos sejam preenchidos.

Isso serve para que você possa observar se há algum tipo de dano nos canos ou local onde a água está vazando. Caso haja, será necessário realizar o reparo e então fazer o teste novamente para ver se tudo está certo.

Instalação das tubulações de água pluviais

Por fim, é necessário realizar a instalação das tubulações de água pluvial, como calhas, rufos e canos responsáveis por levar a água da chuva embora.

Essa é uma das partes mais simples, já que tudo aquilo mais complicado acabou ficando para trás.

Mas caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, fique a vontade para nos enviar uma mensagem, já que dessa maneira poderemos te auxiliar no que for necessário. 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar! 

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.