Dicas de obra

O que é telhado embutido e como fazer

o-que-e-telhado-embutido-distribuidora-campeao

O telhado embutido tornou-se muito popular nos últimos anos. Isso deveu-se principalmente por conta da sua capacidade de misturar beleza, sofisticação e simplicidade em um único tipo de telhado.

Porém, muitas pessoas acabam por deixar esse tipo de telhado de lado por acreditarem que é muito complicado fazê-lo. Que engano! O telhado embutido não é somente simples, como também muito semelhante ao telhado tradicional.

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, vamos explicar em detalhes o que é um telhado embutido e como você pode fazê-lo. Confira!

O que é um telhado embutido?

Utiliza-se o termo embutido para descrever algo colocado em uma abertura ou vão, de forma justa e milimetricamente acertada. Nós temos cozinhas embutidas, fornos embutidos, geladeiras embutidas e muitos outros móveis e objetivos que posicionam-se em algum lugar dessa forma.

Esse é o mesmo caso do telhado embutido, que introduz-se atrás de pequenas paredes de uma construção. Assim, ao ser acoplado neste lugar, o telhado automaticamente se torna invisível aos olhos de quem está em um nível mais baixo.

De modo geral, esse tipo de telhado costuma ser de apenas uma ou duas águas, mas isso pode variar dependendo do projeto. Assim, na prática, isso quer dizer que o telhado terá apenas uma ou duas direções para onde a água irá correr.

A construção desse telhado é feita de forma muito semelhante à construção tradicional de um telhado. Ou seja, utiliza-se materiais como:

  • Madeira;
  • Telhas;
  • Calhas;
  • Rufos;
  • Entre outros.

De modo geral, esses telhados oferecem algumas vantagens para quem está construindo, como:

Diminuição de custos

Normalmente, o telhado embutido é menor do que um telhado tradicional. Isso porque ele está acoplado a apenas uma parte em específico da construção. Por conta disso, uma quantidade menor de material acaba sendo utilizada, fazendo com que haja uma redução dos custos totais.

Todavia, ressalta-se que essa redução de custos não importa na redução dos benefícios do telhado embutido.

Aumento da velocidade de finalização da cobertura

Como o telhado embutido possui uma estrutura menor do que o telhado tradicional, é natural que ele seja finalizado mais rapidamente. Dessa forma, esse ganho de tempo diminui os custos de montagem do telhado, assim como permite que a obra seja finalizada em um prazo menor do que o comum.

Em alguns casos, esse aumento da velocidade de finalização da cobertura pode inclusive evitar perdas e problemas na construção causados pela chuva ou por condições climáticas adversas.

Estética e beleza

O grande charme do telhado embutido é que ele traz um senso de estética e beleza muito maior para uma construção. Desse modo, passa a ser possível fugir do tradicional e inovar explorando algo muito mais chamativo e belo.

Esse resultado pode ser ainda mais potencializado pelo uso correto de outros elementos, como vidros, plantas e cores de materiais. Todavia, esse é um trabalho que compete somente ao arquiteto.

Como fazer um telhado embutido?

Por incrível que pareça, não existe nenhum mistério para construir um telhado embutido. Na verdade, o seu processo de montagem é praticamente igual ao de um telhado tradicional.

  • É preciso limpar o local;
  • Deve posicionar-se a armação de madeira;
  • A seguir, instala-se as telhas;
  • Após a instalação, o telhado precisa receber as calhas e rufos;
  • Demais acabamentos devem ser feitos, se necessário.

A única diferença prática é que o telhado precisará ter platibandas, que são as pequenas paredes erguidas para receber o telhado em seu interior.

Agora você já sabe o que é um telhado embutido e como faze-lo. Dessa forma, inove na cobertura do seu lar e torne sua casa mais bonita e moderna!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar! 

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Então acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *