Corte e Dobra, Dicas dia a dia

Tipos de alicates: conheça os principais para ter em casa

Os alicates são itens coringas que não podem faltar em uma caixa de ferramentas. Mas, você deve estar se perguntando porque é preciso ter materiais como esse em casa. A resposta é que no dia a dia podem acontecer imprevistos e situações que exijam uma atitude rápida e os alicates são objetos que tem inúmeras funções.

Eles podem ser usados durante as instalações, servir como ferramenta para a retirada de pregos e parafusos, para fazer cortes de fios, consertar equipamentos, entre outras funções. O fato é que um alicate pode facilitar um trabalho, do mais simples ao mais complicado e não é difícil de manusear. 

Neste texto, você vai conhecer os principais tipos de alicates, as suas funcionalidades e quais os cuidados deve ter com esse tipo de ferramenta.

4 principais tipos de alicates e suas funcionalidades

Saber quais são os principais tipos de alicates é algo importante para te ajudar na hora da compra. Assim, você já vai sabendo quais são os que atendem às suas necessidades no dia a dia. Confira!

Alicate universal

Esse tipo de alicate é o mais comum no mercado e aquele que todo mundo precisa ter em casa. Ele possui uma ponta chata e a mordida é estriada, o que traz mais facilidade na hora de apertar e dobrar chapas e fios.

No meio, há uma abertura circular e estriada que favorece na hora de pegar parafusos e dutos, trazendo mais firmeza ao manuseio. Próximo do fulcro (bolinha que une os cabos), ainda há uma lâmina de corte, usada para cortar fios e arames finos ou médios.

O alicate universal pode ser encontrado em vários tamanhos e formatos e também existem versões com cabo isolado, ideal para trabalhos em instalações elétricas e para melhorar a empunhadura.

Alicate bomba d’água

Também conhecido como bico de papagaio, esse modelo serve para fixar, segurar, torcer ou instalar canos e fios. É uma ferramenta versátil para se ter em casa e de grande utilidade quando precisamos de uma ajuda extra ao manusear alguns tipos de equipamentos que precisem de fixação, por exemplo.

Ele pode ser usado em consertos, reparos e manutenções de vários tipos de equipamentos, sendo especialmente útil na área hidráulica para torcer porcas, apertar canos e consertar o encanamento e as torneiras.

Bico longo

O alicate de bico longo é indicado para situações de difícil acesso em que seja necessário segurar um cabo ou mesmo um fio elétrico. É muito importante que antes de usá-lo, você desative a corrente elétrica para evitar acidentes.

Alicate corte diagonal

Esse modelo de alicate permite a realização de cortes rentes à superfície trabalhada. É bem útil para projetos de eletrônica e ideal para aparar pernas de componentes e sobras de fio depois da soldagem.

Cuidados básicos com alicates que você precisa ter

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de alicates para ter na sua caixa de ferramentas, entenda os cuidados que precisa ter com esses materiais. Veja!

  • Não use ou mantenha o seu alicate próximo de uma região soldada. Esse procedimento aquece demasiadamente a mandíbula e danifica, de forma irreversível, o tratamento térmico do alicate;
  • Antes de usar o alicate, sempre verifique se a ferramenta está em boas condições. Isso porque alicates empenados ou com os cabos rachados podem provocar acidentes;
  • Aplique um pouco de óleo lubrificante nas partes metálicas do seu alicate de vez em quando;
  • Mantenha os alicates em locais secos e longe de objetos ou ferramentas pontiagudas e cortantes, evitando perfurações na isolação;
  • Quando for usar o alicate em trabalhos em equipamentos energizados, use um alicate com isolamento.
  • Se com o tempo, o alicate começar a enferrujar, você pode mergulhar a ferramenta por 48 em um recipiente com vinagre e depois esfregar com uma esponja de aço. 

Agora você já sabe quais são os principais tipos de alicates e como cuidar para que eles durem por mais tempo. Visite o nosso site e veja os modelos que temos disponíveis!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.