Decoration

Cuba de banheiro ou pia? Qual a melhor opção para o seu imóvel

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é saber quando utilizar a cuba de banheiro ou pia no imóvel. Por mais que sejam parecidas e tenham funções semelhantes, cuba e pia não é a mesma coisa. Vamos esclarecer de uma vez por todas essa confusão.

A pia é uma peça inteira, única e independente de bancada. Uma peça já é suficiente para ser a pia e a bancada, mas isso não quer dizer que você não possa usar armários ou outros tipos de bancada para integrar a composição do ambiente. Geralmente, elas são feitas de louça e podem ser encontradas em três formas: o modelo suspenso (instalada diretamente na parede), pia sobre uma coluna, ou o modelo com bancada/gabinete.

As cubas, por sua vez, precisam de uma bancada para serem instaladas no ambiente. No mercado, você vai encontrar quatro modelos: cubas de apoio, de embutir, de sobrepor ou de semi encaixe. Como elas precisam da bancada, geralmente são apoiadas e fixadas ou sobrepostas e fixadas na bancada. 

Agora que você já sabe a diferença entre cuba de banheiro e pia, entenda melhor as características de cada modelo para saber qual atenderá as suas necessidades. 

Tipos de pia para instalar no seu imóvel

Existem basicamente dois tipos de pias que você pode instalar no seu imóvel. Confira!

Suspensa e Coluna 

Esse tipo de pia de banheiro costuma ser encontrada nos formatos redondos, ovais ou quadrados. A diferença entre a pia suspensa e a de coluna é que uma fica em cima da coluna, enquanto a outra precisa ser embutida na parede.

Bancada

Agora, se você deseja mais praticidade, a opção de pia com bancada de apoio é uma ótima alternativa. O mármore é a escolha mais comum para esse tipo de pia. Na parte debaixo você pode instalar armários ou gabinetes para compor a peça e o seu banheiro ficar mais organizado.

4 modelos de cuba de banheiro para instalar no seu imóvel

Agora, se você acha que a melhor opção para o seu banheiro são as cubas, confira as diferenças entre os modelos para decidir qual o mais apropriado. 

  • Embutir 

Como o próprio nome sugere, esse tipo de cuba pode ser encaixada (embutida) em uma bancada, que pode ser feita de pedra de mármore, por exemplo. A cuba de embutir está entre as opções mais econômicas. Elas proporcionam um visual clean e otimizado na superfície.

  • Sobrepor 

Esse tipo também encaixa em uma bancada, mas diferente da anterior, ela não fica embutida. A sua borda fica sobressalente, ou seja, para fora. 

  • Apoio 

Esse tipo de cuba podem ser encontradas de alguns tamanhos diferentes, sendo que podem ter até 12 cm de altura. Essa peça fica toda sobre a bancada, que pode ser com o material que você desejar, como mármore ou madeira. Vai depender do estilo da sua decoração! Ah, elas são recomendadas para banheiros e lavabos mais amplos.

  • Semiencaixe

Essa peça fica com uma parte encaixada na bancada e outra parte maior fica à mostra. Geralmente, esse modelo é fixado no apoio pelo lado de trás. Uma ótima opção para quem tem banheiro pequeno. Além disso, essa opção proporciona um toque de ousadia e personalidade ao seu ambiente.

É importante que antes de adquirir a sua cuba ou pia, é preciso medir os espaços para saber os tamanhos que podem ser comprados. Além disso, veja qual o modelo que irá se harmonizar com a decoração do banheiro, sem esquecer do custo-benefício, claro! 

Se você está procurando cubas de banheiro ou pia, veja os modelos que temos disponíveis no nosso site!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.