Dicas de obra

Argamassa para obra: aprenda o passo a passo

Você sabe preparar a argamassa para obra da forma certa? Bem, saiba que embora a preparação da argamassa possa parecer simples, ainda existem muitos erros que são cometidos na sua formação.

E o pior de tudo é que esses erros, muitas vezes, prejudicam a produtividade da obra e também o resultado final da massa.

Para que isso não aconteça com você, vamos ensinar aqui como a argamassa para obra deve ser preparada, tanto manualmente quanto por meio de uma betoneira, para que assim você possa ter o melhor resultado possível. Confira!

Preparando a argamassa manualmente

Se você não possui nenhum equipamento por perto, a única alternativa é preparar a sua argamassa manualmente. Veja como fazer isso a seguir:

Adicione areia

O primeiro passo para fazer argamassa para obra é adicionar a areia no recipiente que será utilizado para a mistura, que pode ser tanto uma misturadeira como um carrinho de mão, por exemplo.

A areia deve ser colocada de forma proporcional ao tipo de massa que você está fazendo e também a quantidade de massa que será utilizada em uma determinada tarefa.

Utilize uma pá para adicionar areia e depois siga para o próximo passo.

Adicione cimento

Agora que a areia já está no recipiente, adicione o cimento. Novamente, mantenha a proporção necessária para a massa.

Misture a areia e o cimento

Uma vez que tanto a areia quanto o cimento já estejam dentro do recipiente, misture-os com uma enxada ou até mesmo com uma colher de pedreiro. O objetivo aqui é misturá-los bem, para que assim sua massa possa ficar com uma boa qualidade.

Adicione cal, caso seja necessário

Caso você esteja fazendo uma massa que necessite de cal, esse é o momento ideal para adicioná-lo.

Quando isso for feito, repita o mesmo procedimento que foi feito com a areia e o cimento. Misture o cal da melhor maneira que conseguir até que ele se torne um só com os outros insumos.

Adicione água

Por fim, faça um buraco no meio da sua mistura e vá adicionando água aos poucos. Enquanto faz isso, vá misturando a massa até que ela alcance a consistência desejada.

Preparando a argamassa com o auxílio de betoneira

Se você utilizar uma betoneira para preparar a argamassa para obra, todo o processo fica muito mais simples. Porém, obviamente será necessário utilizar todos os insumos que citamos no processo de preparação manual.

A única diferença é que aqui a ordem dos insumos será diferente.

Primeiramente, adicione a água à betoneira e, se possível, ligue-a por alguns instantes. Isso vai ajudar a deixar a betoneira toda molhada, evitando assim que a argamassa grude ou acabe se acumulando.

Após adicionar a água, adicione o cimento. Novamente, coloque a betoneira em movimento para que ela misture bem o cimento com a água.

Agora, adicione a areia até que a massa alcance o ponto desejado e, por fim, adicione o cal, caso seja requerido na argamassa que você está preparando.

Respeitar cada um dos passos sempre que for realizar a preparação da argamassa não somente permitirá que você tenha uma massa de maior qualidade como também será determinante para que o equipamento se mantenha conversado e tenha uma maior vida útil.

Dicas para preparar argamassa

Não existe um grande mistério na hora de preparar argamassa para obra já que o seu processo de preparação é muito simples.

Mesmo assim, temos duas grandes dicas para te dar:

  • Prepare apenas a argamassa que será utilizada naquele momento
  • Conheça o tipo de argamassa que você está preparando

Essas simples ações já vão permitir que você não desperdice argamassa e insumos, além de garantir um bom resultado.

Caso tenha alguma dúvida sobre o processo de preparação da argamassa para obra, fique a vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo. Assim, poderemos te auxiliar no que for necessário. Está procurando materiais para construção? Acesse o nosso site e encontro tudo o que precisa!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.