Como realizar a cura do concreto

VocĆŖ sabe o que Ć© a cura do concreto e porque ela Ć© tĆ£o importante? Bem, Ć© exatamente sobre isso que nós vamos falar no nosso conteĆŗdo de hoje. Mas jĆ” adiantamos uma coisa: uma boa cura do concreto Ć© primordial. Afinal, Ć© a garantia de que sua obra irĆ” manter-se segura, estĆ”vel e adequada para sua finalidade.Ā
Se você quer descobrir como realizar a cura do concreto, sugerimos que preste muita atenção neste conteúdo e continue conosco até o final!
O que Ć© a cura do concreto?
Para podermos entender mais sobre a cura do concreto, precisamos partir de um ponto de vista um pouco mais tƩcnico.
No inĆcio do processo de concretagem acontece a āpegaā do concreto. Isso significa que o cimento comeƧou a reagir com a Ć”gua em uma relação de liberação de calor e seu consequente aumento de temperatura.
Se, durante esse processo, o concreto estiver com pouca Ôgua, sua retração acontecerÔ rÔpido demais e, inevitavelmente, surgirão trincas no concreto.
Dessa forma, ācurar o concretoā pode traduzir-se como o ato de manter o concreto sempre molhado. Dessa forma, ele nĆ£o sofrerĆ” essa retração rĆ”pida e possa se solidificar perfeitamente.
Apenas para contextualizar, esse processo de cura costuma acontecer em todo e qualquer tipo de estrutura concretada, mas as peças que apresentam maiores problemas de cura são:
- Lajes;
- Pisos;
- Fundos de piscinas;
- Quadras.
Como identificar uma cura mal feita?
A receita para identificar uma cura mal feita Ć© muito simples: se existirem trincas ou pequenas fissuras na superfĆcie do concreto, este Ć© um sinal de que o processo nĆ£o foi feito da forma correta.
Como realizar a cura do concreto da forma certa?
Conforme mencionamos, para que o concreto seja curado corretamente, Ć© importantĆssimo que ele esteja imerso em Ć”gua o tempo todo.
Na prÔtica, isso quer dizer que toda estrutura recém-concretada precisa que alguém a molhe pelo menos 3 vezes por dia. Em uma divisão simples, pode-se dizer que a primeira molhação deve acontecer às 8h00, a segunda às 12h00 e a terceira às 15h00.
PorĆ©m, se guiar somente por essa regra pode ser bastante problemĆ”tico, principalmente por conta das variaƧƵes climĆ”ticas de cada local do nosso paĆs. Nesse caso, indica-se seguir esse padrĆ£o e sempre verificar se o concreto estĆ” seco. Se ele estiver, basta molhĆ”-lo novamente quantas vezes forem necessĆ”rias.
Lembre-se: nesse tipo de caso, vale mais a pena pecar pelo excesso do que pela falta.Ā
Você também pode utilizar lonas para melhorar o processo de cura
A utilização de lonas ou mantas ajudam a manter a superfĆcie molhada por mais tempo. Assim, nesse caso, na hora de fazer uma nova molhação, basta colocar a mangueira por baixo da lona para que o concreto seja devidamente molhado.
Isso costuma funcionar melhor para superfĆcies planas, como pisos e lajes.
A cura do concreto tambƩm pode ser feita quimicamente
Sim, Ć© isso mesmo que vocĆŖ leu. Atualmente, existem produtos quĆmicos Ć base de resinas sintĆ©ticas que criam uma pelĆcula protetora no concreto e facilitam o processo de cura.
PorĆ©m, nem tudo Ć© tĆ£o simples como parece. Por ser um produto quĆmico, Ć© necessĆ”rio que o aplicador utilize vĆ”rios EPIs e tenha capacitação adequada para tal ação.
Mas não se engane: se você realizar a molhação do concreto de forma frequente, não restam dúvidas de que a cura do seu concreto serÔ perfeita.
Caso tenha alguma dúvida sobre este processo, fique a vontade para deixar o seu comentÔrio aqui embaixo. Desse modo, podemos te ajudar a realizar o processo da forma certa, prevenindo futuros problemas e melhorando a qualidade do seu concreto!
Caso tenha ficado com alguma dĆŗvida, deixe o seu comentĆ”rio aqui embaixo para que possamos te ajudar da melhor maneira possĆvel. AtĆ© mais!
Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! AlƩm disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!