Revestimentos, Pisos e porcelanatos

Dicas infalíveis para limpar porcelanato

O porcelanato é um revestimento cerâmico que caiu no gosto popular por ser versátil, resistente, durável e deixa qualquer ambiente com um toque de elegância. A grande vantagem é que limpar porcelanato não é nada difícil, uma vez que o revestimento possui baixa absorção de água. Esse aspecto é importante para quem gosta de praticidade no dia a dia.

O porcelanato pode ser aplicado em diversos ambientes diferentes do imóvel, como áreas externas, internas, fachadas, pisos e paredes. Ele se diferencia de outras opções por conta do seu processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa. 

Neste texto, você vai aprender algumas maneiras de limpar porcelanato de maneira bem simples. 

Como limpar porcelanato de forma simples e rápida

Vamos ensinar algumas formas e dicas de limpar porcelanato em situações diferentes. Assim, você vai saber como proceder em cada uma delas. Acompanhe!

Primeira faxina

A primeira limpeza do porcelanato é muito importante. A faxina após a obra é crucial para facilitar a higienização futura, prevenindo manchas e ainda deixando o piso brilhoso. O recomendado é que ela seja feita no máximo 14 dias após a aplicação do rejunte. O passo a passo de como limpar na primeira faixa é simples:

  • Comece varrendo o local com uma vassoura macia para tirar o pó. Depois, passe um pano com água morna para ajudar a amolecer eventuais restos de cimento e massa corrida;
  • Caso você encontre manchas de tinta no piso, aplique um pouco de solvente. Contudo, leia as instruções do solvente antes de aplicar;
  • Depois, passe novamente um pano com água morna;
  • Caso ache necessário, aplique um pouco de limpador de porcelanato pós-obra, seguindo as indicações no rótulo do produto. Em seguida, passe novamente um pano com água morna;
  • Por fim, passe um pano seco e está pronto.

Porcelanato manchado

Use um pano úmido e sabão neutro para a limpeza. No caso de uma mancha já ressecada, use água morna para soltar mais fácil e evitar riscar ou arranhar o piso.

Limpeza de rotina

O mais indicado é que você faça a limpeza duas vezes por semana e siga alguns passos simples. A primeira coisa a fazer é varrer o chão com uma vassoura de cerdas macias. Depois, você irá fazer uma mistura de água e detergente (½ xícara de chá de detergente líquido ou sabão neutro). Em seguida, use um pano macio com essa mistura para passar nas superfícies do porcelanato. Deixe agir por cinco minutos e depois enxague com água morna. Para finalizar, seque com pano. 

Cuidados necessários para quem tem porcelanatos

Para que o seu revestimento dure por mais tempo é preciso ter alguns cuidados no dia a dia. Caso aconteça um acidente e algum líquido seja derramado, limpe tudo imediatamente para evitar manchas. Inclusive, os tapetes na entrada da casa são mais importantes do que você imagina. Isso porque eles diminuem significativamente a quantidade de sujeira que vem da rua para a sua casa.

É importante alertar que é fundamental evitar passar cera, água sanitária, sabão em pó, amoníaco, além das receitas caseiras como água e limão, quando for limpar porcelanato. Esses produtos podem causar danos ao revestimento.

Seguindo essas dicas que demos e tomando todos os cuidados, o seu porcelanato terá uma vida útil prolongada e deixará a decoração do imóvel bonita por um longo tempo. Se você estiver pesquisando tipos de porcelanato para sua casa, apartamento ou estabelecimento comercial, veja as opções que temos disponíveis em nosso site.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.