Decoration, Dicas de obra, Pisos e porcelanatos

Porcelanato na varanda: tipos, vantagens e dicas

O porcelanato é um tipo de cerâmica feito de rochas e argila, muito usado em projetos de construção ou reformas em imóveis. Podem ser aproveitados em diversos tipos de ambientes e cômodos da casa. 

Mais especificamente, o porcelanato na varanda deve ser resistente e, se possível, antiderrapante. Também é interessante que se harmonizem com a decoração do espaço, o que traz mais acolhimento e conforto para a família. 

Antes de escolher qual porcelanato instalar na área externa é importante levar em consideração o projeto do espaço, ou seja, qual será o objetivo da varanda. Será uma área que terá muitas plantas? Será um espaço para fazer churrasco? Um lugar apenas para descanso? Ao ter clareza sobre a funcionalidade da varanda, fica mais fácil decidir qual o melhor revestimento para ser utilizado.

Vamos te mostrar quais as vantagens do porcelanato na varanda, quais tipos existentes no mercado e quais os cuidados na hora de escolher.

Vantagens de aplicar porcelanato na varanda

O porcelanato na área externa proporciona não só beleza ao ambiente, mas também passa uma sensação de conforto e dá mais segurança para quem transita no local. Veja alguns benefícios de instalar esse tipo de revestimento na varanda. 

Facilidade na limpeza

Os tipos de porcelanato para serem colocados na varanda facilitam muito na hora da limpeza. Geralmente, eles não acumulam poeira e resíduos. Por isso, caso o chão não esteja muito sujo, somente um pano úmido pode ser o suficiente na limpeza. Os porcelanatos são ainda resistentes a vários produtos de limpeza pesada, como o ácido muriático e a água sanitária.

Baixa absorção de água

O porcelanato também é indicado para varandas porque facilita o escoamento de água. Além disso, evita que a umidade se acumule e cause infiltrações, caso você more em apartamento. Os porcelanatos com acabamento fosco são os mais indicados para não absorver água e não deixar o piso escorregadio.

Versatilidade de materiais

São vários tipos de porcelanato disponíveis no mercado para você escolher qual melhor se adequa ao seu projeto. Com isso, você tem mais liberdade para criar a melhor decoração para a área externa.

Quais tipos de porcelanato aplicar na varanda

Um dos cômodos do imóvel onde você pode utilizar vários tipos de revestimento é a varanda. Confira os tipos de porcelanato que você encontra no mercado e acabamentos.

A primeira coisa que você precisa saber é que existem dois tipos básicos de porcelanato: o técnico e o esmaltado. O primeiro, é uma peça inteira, feita apenas pela massa, sem camada de esmalte na superfície externa. Já o segundo, recebe uma camada de esmalte na superfície exposta.

Quando nos referimos a acabamentos, existem três considerados principais:

  • Acabamento natural: é fosco, ou seja, sem brilho e tem a superfície lisa;
  • Acabamento polido: é brilhoso, com a superfície lisa;
  • Acabamento externo: é antiderrapante, ou seja, sua superfície é mais áspera.

Na área externa você pode instalar alguns tipos de porcelanato. Veja alguns deles!

Porcelanato amadeirado

Esse tipo de revestimento reproduz o piso de madeira. Ao contrário da madeira, que precisa ser impermeabilizada e receber resina antes da instalação, o porcelanato amadeirado já cumpre essa função quando você compra. Então, não precisa se preocupar com esses detalhes. Para quem gosta de uma decoração mais rústica, esse modelo cai muito bem. 

Porcelanato marmorizado

Esse tipo de material é resistente à ação do tempo. Além disso, é impermeável, ou seja, não absorve água ou umidade, podendo ser lavado – com o devido cuidado – sem perder o acabamento. O porcelanato marmorizado tem capacidade antiderrapante, o que torna mais seguro de caminhar.

Porcelanato cimentício

Você pode achar que esse tipo de porcelanato combina apenas com o ambiente interno. Porém, saiba que essa opção de material conquistou arquitetos, designers de interiores e outros profissionais que trabalham com decoração, para revestir áreas externas. Se a sua decoração for trabalhada no estilo industrial, esse porcelanato cai super bem.

Porcelanato pedra

Os diferentes desenhos do porcelanato de pedra valorizam o piso e permitem criar um projeto de decoração bem criativo. Então, no lugar de usar granito, o basalto e a miracema, que são produtos naturais (e caros), você pode optar por esse tipo de porcelanato.

Cuidados na hora de escolher o porcelanato

Agora que você já sabe as vantagens e os tipos de porcelanato para instalar na sua varanda, é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de escolher o material, como: 

  • Tamanho e formato: determinam alguns fatores importantes de uma obra, como o tempo de instalação e a estética final.
  • Qualidade e resistência: é preciso comprar o material em uma loja de confiança, para não ter prejuízos como peças fáceis de quebrar.
  • Cores e texturas: para quem deseja montar uma área de churrasco na varanda é imprescindível pensar em peças que não apresentem muita porosidade, já que quanto mais poroso for o revestimento, mais suscetível é a manchas.
  • Tipo de rejunte: o rejunte deve ser sempre de muito boa qualidade, para evitar problemas de infiltração e descolamento das peças. Nas varandas e sacadas, é preciso contar com os materiais mais resistentes.

Se você estiver precisando de porcelanato para instalar na sua varanda, veja as nossas opções. Visite a nossa loja ou fale com a nossa equipe, pelo (27) 3343-0333, para tirar dúvidas. 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.