Dicas de obra

3 tipos de abraçadeiras e para que servem

As abraçadeiras servem para amarrar um objeto ou tubulação. São peças facilmente encontradas no mercado por quem trabalha com obras, reparos ou construções em geral. Elas foram criadas em 1958, por um funcionário da Thomas & Bett, chamado Maurus C. Logan. Enquanto estava nesta empresa, Logan inventou diversos produtos. Contudo, a mais popular de suas invenções foi a abraçadeira de nylon.

No mercado é possível encontrar vários tipos de abraçadeiras, com tamanhos, espessuras e qualidade diferentes. No caso das abraçadeiras feitas em nylon, as mais comuns são confeccionadas num fio de espessura 6.6 e a aplicação delas é voltada para a organização de fios e cabos elétricos. Outros modelos como a abraçadeira plástica também possuem funções semelhantes. Esse modelo, geralmente, é vendido em várias unidades, dentro de pacotes personalizados.

Neste texto, você vai saber quais são os principais tipos de abraçadeiras que existem no mercado e suas especificidades.

Quais são os principais tipos de abraçadeiras

Para as pessoas que estão fazendo obras ou reparos é importante conhecer os tipos de abraçadeiras disponíveis no mercado e também quais as funções de cada uma. Dessa forma, você poderá escolher com assertividade aquela que atenderá as suas necessidades. Confira!

Abraçadeira plástica

Objetos como uma abraçadeira de plástico estão na lista dos produtos mais encontrados em materiais de construção. Elas são vendidas em pacotes e costumam ser comercializadas em grande quantidade. Sua principal função é a amarração, que pode ser objetos que tenha em casa como mangueiras ou ainda ferramentas industriais. É uma abraçadeira que pode ser encontrada de diversos formatos, espessuras e cores. Além disso, são altamente resistentes e duráveis. 

Abraçadeira de nylon

Assim como as abraçadeiras de plástico, esses materiais quando compostos de nylon são muito versáteis e resistentes. Na prática, a ideia também é reforçar a segurança de um objeto ou servir como lacre. Uma característica de destaque desse tipo de abraçadeira é a composição do material que é mais resistente que um plástico simples.

Os fios de nylon podem ser encontrados em diversos tipos de espessura e formatos, sendo que o mais comum é buscar esses acessórios em tiras. As abraçadeiras de nylon servem para amarrar equipamentos, reformar a vedação, lacrar e proteger materiais. Se você deseja custo-benefício, essa é uma ótima opção.

Abraçadeira tipo u

Essa abraçadeira é essencial na fixação de equipamentos, canos, tubos e instalações elétricas. A abraçadeira tipo U é também conhecida como modelo vergalhão, muito utilizado na indústria. Essas abraçadeiras são muito usadas em situações de pressão, como tubulações por onde passam substâncias como vapor, por exemplo. 

Diferente dos modelos anteriores, essa é uma abraçadeira que é feita em ferro e aço, também encontrada em diversas dimensões, mas no formato U. Elas possuem algumas vantagens como: maior versatilidade, mais segurança, alta durabilidade e não é cortada facilmente. Além disso, são feitas para tubulações mais reforçadas, altamente recomendadas para estruturas mais complexas e são antioxidantes.

Como você viu, as aplicações são diversas e as abraçadeiras são muito requisitadas. Contudo, o que vai garantir a aplicação ideal será a qualidade do material. Mesmo sendo peças resistentes, elas precisam ser manuseadas com cuidado para não serem danificadas. Se você está precisando de abraçadeiras, visite o nosso site e veja o que temos disponível! Caso tenha dúvidas sobre o melhor tipo para a finalidade que deseja, fale com a nossa equipe. 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.