Dicas de obra

Já ouviu falar em aditivo para argamassa?

conheca-aditivo-para-argamassa-distribuidora-campeao

Você já ouviu falar no aditivo para argamassa? Pois bem, saiba que esse tipo de material é importantíssimo para qualquer tipo de argamassa, já que é por meio do aditivo que a argamassa pode-se enriquecer a massa.

Seja como for, antes de pensar em sair utilizando os aditivos em qualquer tipo de argamassa, é muito importante que você entenda o que eles são e como devem utilizá-los.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto ou deseja entender mais sobre isso, continue conosco até o final deste conteúdo que foi preparado exclusivamente para você!

O que é aditivo para argamassa?

Os aditivos são soluções utilizadas para potencializar as propriedades existentes na argamassa, de modo que ela poderá se tornar mais maleável, resistente, impermeável e com um processo mais rápido de endurecimento.

Obviamente, utilizar um aditivo na argamassa não é uma regra. Isto é, você pode fazer tranquilamente qualquer tipo de argamassa sem utilizar essas substâncias. Porém, não há como negar que elas vão perder muita qualidade.

Como utilizar aditivo para argamassas?

Para poder utilizar os aditivos corretamente, é necessário que você sempre avalie alguns pontos em específico. São eles:

O tipo de argamassa que você está utilizando

Cada tipo de argamassa necessita de um aditivo específico, seja para lhe dar mais durabilidade, maleabilidade ou até para torná-la impermeável. É justamente por isso que você sempre precisa considerar o tipo de argamassa antes de usar qualquer tipo de aditivo.

Mas como fazer isso? Simples, a gente te explica: veja qual argamassa você vai utilizar e então verifique quais são as principais características que ela possui. A partir daí, você pode optar por um aditivo que seja complementar a ela.

O ambiente onde a argamassa será utilizada

Por mais incrível que pareça, boa parte dos problemas que acontecem com cerâmicas, porcelanatos e outros tipos de materiais para assentamento são decorrentes da escolha de uma argamassa inadequada para um determinado ambiente.

Por conta disso, é importantíssimo que você tenha bastante atenção na hora de fazer a escolha do aditivo. Veja, uma argamassa que será utilizada em uma garagem, por exemplo, precisará ser muito mais resistente do que a que será utilizada em uma cozinha.

Mesmo com a escolha de uma argamassa naturalmente mais forte, será necessário utilizar uma aditivo para garantir o resultado. O mesmo pode acontecer em casos onde a impermeabilização se faz importante, como em banheiros, lavabos e áreas de serviço.

Seja como for, de uma coisa você pode ter certeza: enquanto a sua atenção estiver tanto no ambiente quanto no tipo de argamassa utilizada, você já terá 80% do caminho andado para fazer uma boa escolha de aditivo.

O resultado desejado

Por fim, é preciso ter uma noção do resultado que deseja-se para o piso que será assentado naquele ambiente.

Veja, por mais que o objetivo seja dar mais resistência a uma garagem, é preciso delimitar o “quanto a mais” é ideal. Além disso, é preciso ter consciência de que isso não é algo que pode ser controlado única e exclusivamente por meio dos aditivos ou da argamassa.

De fato, um bom piso, um bom assentamento e um bom projeto podem produzir resultados muito melhores.

Porém, agora você finalmente já sabe o que é um aditivo e o que é importante na hora de utilizá-lo. Portanto, a única coisa que você precisa fazer é misturá-lo a sua massa nas quantidades indicadas pelo fabricante e começar o assentamento!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco. Dessa forma poderemos te ajudar da melhor maneira possível e sanar todas as suas dúvidas!

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.