Dicas de obra

Tudo que precisa saber sobre selador de paredes

tudo-sobre-selador-de-paredes-distribuidora-campeao

Você já ouviu falar no selador de paredes? Ele é extremamente importante para uma construção, porém, poucas pessoas conhecem suas especificidades.

É justamente por esse motivo que nós estamos te trazendo este conteúdo, onde vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o selador de paredes, de forma completa e descomplicada.

Acredite, depois deste conteúdo, você finalmente irá saber:

  • O que é o selador;
  • Qual é sua verdadeira função;
  • Como utiliza-lo.

Quer saber mais? Então, continue conosco até o final deste conteúdo!

O que é o selador de paredes?

O selador de paredes é um complemento para a preparação de paredes que nunca foram pintadas antes. Ou seja, paredes que já receberam uma mão de tinta não se incluem nessa história.

No caso, ele é um fundo pigmentado na cor branca que, conforme mencionamos, utiliza-se na pintura de uma parede de alvenaria nova.  De fato, existem apenas algumas estruturas que estão aptas a receber a sua aplicação. São elas:

  • Reboco;
  • Chapisco;
  • Bloco de concreto;
  • Concreto aparente.

Isso acontece porque o selador foi desenvolvido especialmente para paredes que possuem um alto poder de absorção. Isto é, que possuem uma superfície um pouco mais porosa.

Nesse contexto, o selador fecha todos esses poros e consegue tornar a pintura mais uniforme e melhorar sua qualidade. 

Qual é a função do selador?

Não há muito mistério em relação a principal função do selador, afinal, ele vai servir especificamente para selar a parede e permitir que a absorção da tinta seja feita de uma maneira uniforme.

Embora isso possa parecer algo simples, não há como negar que uma parede que não recebe a tinta seladora terá uma aparência completamente diferente de uma parede que foi completamente selada.

No fim das contas, isso não vai influenciar somente na questão estética da parede, mas também no seu bolso. Até porque, uma parede que não foi bem selada terá que receber mais mãos de tinta para apresentar a aparência desejada.

Como usar o selador de paredes?

Agora que você já sabe o que é um selador de paredes e para o que ele serve, chegou a hora de entender como utilizá-lo. 

A primeira coisa que você precisa entender é que a preparação de uma parede envolve várias etapas. Logo, é preciso ter paciência para fazer cada coisa no seu tempo.

O primeiro passo é respeitar o tempo de cura da superfície da parede. Isso pode variar de acordo com a característica da superfície, mas uma coisa é certa: não importa o que aconteça, o primeiro produto que vai ser aplicado nessa parede precisa ser o selador.

Depois que a parede estiver devidamente selada, você poderá fazer a aplicação da massa corrida e por fim da tinta. O resultado final será muito melhor, pois a parede ficará mais bonita e você vai conseguir economizar uma boa grana tanto com a massa corrida como com a tinta.

Diferenças entre selador acrílico e fundo preparador

Embora muitas pessoas confundam o selador acrílico com o fundo preparador, é preciso ressaltar que existem algumas diferenças entre eles. Para começar, recomenda-se o selador para novas pinturas, enquanto o fundo utiliza-se sempre em paredes já pintadas.

Isso acontece porque o fundo é transparente e não possui nenhum tipo de pigmentação. De fato, sua única função é juntar todas às partículas soltas da superfície da parede. Assim, não existe o risco de que a nova tinta acaba se desprendendo.

Ou seja, a regra é: para paredes novas, sempre use o selador acrílico. Para paredes que já pintadas, sempre opte pelo fundo preparador. Dessa forma simplesmente não tem como errar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo para que possamos te ajudar!

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.