Dicas de obra

Manual completo do concreto

manual-completo-do-concreto-distribuidora-campeao

O concreto é um dos materiais mais importantes dentro da construção civil e atua como um dos pilares do método construtivo mais disseminado pelo mundo, o concreto armado. 

Obtém-se por meio de uma mistura entre água, cimento, areia, brita e outros agregados que servem para deixá-lo adequado a sua finalidade.

Principais características 

O concreto possui um conjunto de características específicas, mas entre elas existem algumas que ficam em maior evidência em decorrência da sua grande importância. São elas:

  • A resistência, que define o quanto ele consegue aguentar de peso;
  • A consistência, que define a mobilidade da massa e sua coesão;

Observar essas características de maneira individual em cada obra é muito importante e necessário. Isso porque só dessa maneira é possível saber se o concreto está com as condições desejadas.

Quais são os principais tipos?

Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, surgiram novos tipos de concretos, que foram desenvolvendo-se para diferentes aplicações. São eles:

  • Preparado na obra;
  • Usinado convencional;
  • Bombeável;
  • De Alto Desempenho;
  • De Alta Resistência Inicial;
  • Pesado;
  • De pavimento rígido;
  • Leve;
  • Projetado;
  • Auto adensável;
  • Impermeável;
  • Com adição de fibras;

Dependendo das necessidades da sua obra, será necessário optar por um ou outro tipo de concreto. Entretanto, quem deve fazer essa escolha é um profissional qualificado. Assim, ele será capaz de orientar-lhe corretamente a respeito do que é melhor para a sua obra.

Como utilizar o concreto na sua obra

Como você já pode ver anteriormente, existem vários tipos de concreto e cada um deles pode ser ideal para uma determinada situação. 

Isso por si só já deixa mais do que claro que esse material possui várias utilizações, não é mesmo?

Entretanto, ainda é muito importante que você entenda de uma forma mais clara como ele pode ser efetivamente usado dentro de uma construção. Confira:

Concreto armado

Esse material se resume a uma combinação entre o próprio concreto e estruturas de aço, já que ambos se complementam perfeitamente.

Por exemplo, o concreto possui uma resistência muito grande à compressão mas uma baixa resistência à tração, enquanto as armações de ferro possuem uma resistência à tração muito elevada.

Isso faz com que a estrutura de concreto armado tenha uma resistência incrível, que é suficientemente capaz de garantir a durabilidade das estruturas.

Protendido

O concreto protendido é uma espécie de evolução do concreto armado, já que é ainda mais resistente aos esforços de compressão e tração. 

De fato, a grande diferença entre o concreto armado e o concreto protendido está no aço: 

Aqui as armações de aço dão lugar a armaduras e cordoalhas engraxadas de aço, onde após 3 dias de concretagem os cabos de aço das cordoalhas são esticados por um macaco hidráulico.

Quando o processo de secagem já chegou ao seu final, o macaco hidráulico é retirado e a resistência aumenta muito por conta da tensão exercida sobre os cabos de aço.

Esse tipo de uso está geralmente ligado a obras com grandes vãos, como estacionamentos, salões de festas e pontes.

Pode armazenar concreto?

O concreto é um material que não pode ser armazenado por conta das suas características únicas. Isto é, ao entrar em contato com a água ele inicia um processo de secagem imediato.

O feito em obra tem 4 horas de validade, enquanto o usinado tem apenas 2h30. Ou seja, o processo de aplicação desse material precisa ser feito rapidamente!

Sendo assim, antes de fazer o seu concreto ou solicitá-lo a uma empresa especializada, é fundamental que toda a sua estrutura já esteja pronta para receber o material, para que dessa forma não existem problemas e desperdícios!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar! 

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *