Dicas de obra

O que você precisa saber sobre tijolo cerâmico

tudo-sobre-tijolo-ceramico-distribuidora-campeao

O tijolo cerâmico é um dos materiais mais utilizados dentro da construção civil, sendo necessário na maioria das obras. Porém, mesmo sendo tão importante, ainda existe pouco conhecimento a respeito das características desse material.

Por exemplo, existem diferentes tipos de tijolos cerâmicos e cada um deles possui um uso específico. Saber disso pode te poupar muito trabalho na hora de usá-los. Afinal, será possível usar o material adequado para cada situação ao invés de escolher o tijolo errado e acabar gastando dinheiro desnecessariamente ou prejudicando a sua obra.

Pensando nisso, nós decidimos trazer neste conteúdo tudo aquilo que você precisa saber sobre o tijolo cerâmico. Com uma leitura rápida você já será capaz de entender que tipo de tijolo deve comprar em cada situação. Então continue acompanhando este artigo até o final e aprenda mais sobre os tijolos! 

O que são tijolos?

Bem, eu tenho certeza de que você já viu os tijolos em alguma construção. Porém, também é possível que você não saiba precisamente o que eles são.

Veja, os tijolos são peças fabricadas a partir da argila e é por isso que eles tem aquela cor avermelhada. Aliás, é necessário que haja uma combinação das argilas para chegar ao formato final do tijolo cerâmico, além do cascalho moído, usado para tornar a peça ainda mais resistente.

Esses elementos são colocados em formas e aquecidos a temperaturas elevadas para que o tijolo possa ganhar forma. Assim, ele torna-se a peça que todos nós conhecemos. Claro, cada tipo de tijolo irá passar por algumas alterações nesse processo, para que ele alcance o formato e as características desejadas.

Descubra quais são os principais tipos de tijolos

Conforme falamos no início do nosso conteúdo, existem diferentes tipos de tijolos, sendo que cada um deles possui suas próprias qualidades. Sim, existe muita diferença entre o tipos de tijolo cerâmico. Cada um deles é útil para situações bem específicas. Por isso, é importante que você saiba a diferença entre cada um deles e a sua forma de utilização. Assim,  sua obra ficará com a melhor qualidade possível.

Tijolo Maciço

Primeiramente nós temos o tijolo maciço, que não possui nenhum tipo de furo. Assim, utiliza-se para acabamentos de tijolo à vista e para o embasamento da alvenaria. O problema é que ele é um pouquinho menor, fazendo com que seja necessário colocar mais tijolos por m2. Além de mais argamassa, mais areia e outros recursos aumentando um pouco o custo da obra.

Porém, ele dá um charme único para qualquer obra. Ou seja, por mais que o custo de uso dele seja maior, existe uma compensação clara em termos estéticos.

Tijolo Baiano

Já o tijolo baiano possui furos. Isso faz com que a peça fique mais leve e proporcione um maior conforto térmico e acústico. As medidas desse tipo de tijolo podem variar, mas isso não influencia em suas funcionalidades. Utiliza-se esse tipo de tijolo apenas para a vedação de construção de concreto armado. Isso acontece porque ele tem uma resistência pequena e caso seja usado de outra maneira pode acabar gerando problemas estruturais, fazendo você gastar dinheiro à toa.

Outro tipo de tijolo cerâmico: Tijolo Estrutural

Outro tipo de tijolo cerâmico é o bloco estrutural, que possui furos menores e posicionados na vertical. Usa-se muito em construções mais robustas. Também utiliza-se em casas onde o foco está na economia. Isso porque, graças ao seu tamanho, o trabalho de assentamento é mais rápido e eficiente.

Vale lembrar também que esse tipo de bloco possui uma resistência acima da média. Isso facilita muito a vida de quem vai construir, já que com os cálculos corretos, esse tipo de bloco pode ser suficiente para sustentar um imóvel sem colunas ou pilares.

De modo geral, esses são os tijolos mais utilizados dentro da construção civil, embora ainda existam outras opções. Alguns exemplos são:

A canaleta cerâmica, usada para a construção de vergas e contravergas;

Tijolos ecológicos, que são ecologicamente correto;

Refratários, usados em churrasqueiras, fornos de pizza e lareiras e que suportam muito calor;

Tijolos de 21 furos, usados para fachadas e paredes com tijolo à vista;

De acabamento, que são usados como azulejos;

Tijolo vazado, que permite a entrada de luz e ventilação.

Então é muito importante que você considere todos eles na hora de fazer a sua compra, ok?

Escolhendo o tijolo cerâmico ideal:

Bem, na hora de escolher o seu tijolo cerâmico o mais importante é que você leve em consideração as características da sua obra e também a finalidade que cada ambiente vai ter: Se a sua ideia é explorar os tijolos à vista, usar o tijolo maciço, de 21 furos ou os tijolos de acabamento é a sua melhor opção. Caso queira algo apenas para vedação, o tijolo baiano costuma funcionar muito bem.

De qualquer maneira, o ideal é que você procure por um profissional especializado que possa lhe orientar da melhor maneira possível. 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para que possamos te ajudar! 

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.