Dicas de obra

Selador e fundo preparador de paredes

distribuidoracampeao-blog-selador-e-fundo-preparador-de-paredes

Você conhece as diferenças entre selador e fundo preparador de paredes? Quando chega o momento de pintar a casa todo mundo fica doido para escolher a tinta mais bonita. Pois é, embora isso seja importante, é crucial se lembrar de que existem alguns materiais que precedem a aplicação da tinta.

Entre esses materiais, nós temos tanto o selador como o fundo preparador de paredes. Porém, a grande questão é: você sabe exatamente para o que cada um desses materiais servem?

Para tirar essa dúvida a limpo, nós vamos explicar aqui neste conteúdo quais são as principais diferenças entre o selador e fundo preparador de paredes. Assim, você nunca mais vai se confundir entre eles. Confira!

O que é um selador?

Para que possamos entender quais são as diferenças entre o selador e fundo preparador de paredes, também precisamos compreender o que é um selador e o que ele faz em uma obra.

Veja, o selador de paredes é geralmente utilizado em paredes que acabaram de ser rebocadas ou que possuem uma superfície irregular, cheia de relevos ou defeitos. Por quê?

Simples: o selador tem como principal objetivo uniformizar a superfície da parede, deixando ela em um estado de acabamento melhor. Além disso, ele “sela” a parede, impedindo que ela entre em contato com a tinta.

Assim a alvenaria não consegue absorver a tinta e existe um melhor aproveitamento da mesma.

Em outras palavras, o selador vai ser fundamental para que você possa aproveitar mais da sua tinta, utilizando menos dela para conseguir pintar um ambiente por completo.

O que é um fundo preparador de paredes?

Agora que você já sabe o que faz um selador, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o fundo preparador de paredes. Veja, ele é utilizado para aumentar a aderência de uma parede para que a tinta possa se fixar melhor.

Se uma parede não recebe o fundo preparador, naturalmente acabará sendo necessário gastar mais tinta para conseguir pintá-la, pois a sua aderência será ruim. Isto é, ela vai acabar escorrendo com mais facilidade, além de se desgastar mais facilmente ao longo do tempo.

Utiliza-se o fundo apenas mediante o lixamento de uma parede. Isso é importante para que aumente-se a porosidade dela, o que vai facilitar a aderência do fundo.

Quais são as diferenças entre o selador e fundo preparador de paredes?

Na prática, o selador possui a função de deixar a parede uniforme e isolada, enquanto o fundo preparador é o responsável por aumentar a aderência da tinta e sua fixação.

Cada um deles atua de uma maneira diferente, mas juntos ambos são fundamentais para que uma pintura atinja o maior grau de qualidade possível.

É obrigatório utilizar o selador e fundo preparador de paredes?

Muitas pessoas acabam acreditando que o selador e o fundo preparador de paredes são apenas itens que encarecem o preço da construção. Porém, esse é um pensamento muito equivocado.

Veja, sem a utilização do selador e fundo preparador de paredes o consumo de tinta em uma obra simplesmente dispara. Isso acontece porque gasta-se muito mais tinta do que o necessário.

Em outras palavras, ao tentar economizar com o selador e com o fundo preparador, você inevitavelmente vai acabar gastando muito mais. 

Você não é obrigado a utilizar esses materiais na sua obra. Mas não há como negar que utilizá-los é, sem dúvida alguma, a decisão mais inteligente que você poderia tomar.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, fique a vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo. Dessa maneira, nós poderemos te ajudar em tudo aquilo que for necessário. Se você estiver precisando de materiais como esse, acesse o nosso site e encontre tudo o que procura! Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas promoções 🙂

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *