Dicas de obra

Tudo sobre estrutura de concreto armado

tudo-sobre-estrutura-de-concreto-armado-distribuidora-campeao

O concreto armado é a base da maioria das construções realizadas atualmente, sendo inclusive a estrutura mais comum nas casas brasileiras.

Esse tipo de material é muito bem aceito dentro do mercado, principalmente pela segurança, eficiência e capacidade de suporte estrutural muito superior a outros tipos de materiais.

Aliás, para que você possa entender um pouco mais sobre o concreto armado, nós vamos explicar mais a respeito dele no conteúdo a seguir. Confira:

O que é o Concreto Armado?

O Concreto Armado origina-se a partir da junção do concreto e do aço. Assim, a estrutura de aço monta-se com barras e estribos, para que depois seja concretada. Isso é feito de modo a tornar a estrutura ainda mais resistente e suportar maiores cargas de trabalho.

Esse aumento da resistência acontece justamente porque o aço é altamente resistente à tração enquanto o concreto é resistente a compressão. Dessa forma, a junção dos dois permite que esse tipo de estrutura seja adaptável a qualquer tipo de esforço.

Em suma, é o concreto armado que dá sustentação para um imóvel, transferindo o peso total para a fundação, que por sua vez irá distribuir o peso total para o solo, garantindo que toda a estrutura se mantenha perfeitamente estabilizada e segura.

Onde podemos utilizar concreto armado?

A utilização do concreto armado pode ser feita em:

  • Colunas;
  • Vigas;
  • Fundação;
  • Apoio para caixa d’água;
  • Entre outras estruturas diversas.

De modo geral, recomenda-se a utilização do concreto armado para esses e muitos outros casos. Isso porque ele mostra-se superior a diversos outros materiais utilizados na mesma situação.

É importante deixar claro também que sempre será o concreto armado que suportará o peso do ambiente. Dessa forma, os trabalhadores erguerão as paredes apenas para a vedação do ambiente e também para o próprio design do local.

Existe diferença entre o concreto?

Não existe apenas uma forma de fazer concreto. Isso porque, a depender da mistura realizada, é possível obter-se um tipo de concreto diferente, principalmente em termos de resistência.

É muito importante que o responsável pela obra leve isso em conta, uma vez que o concreto precisa adequar-se a diferentes áreas de uma estrutura. Isto é, o concreto para uma laje deve diferenciar-se em termos de resistência do concreto utilizado em uma coluna, por exemplo.

Como obter um concreto armado de qualidade?

Para conseguir um concreto de muita qualidade, é importantíssimo usar materiais de primeira, assim como mantê-los sempre limpos e no melhor estado possível. Isso vale tanto para a areia, brita e água.

De qualquer modo, isso vale mais para quem deseja fazer o concreto manualmente, na própria obra. Já em casos de contratação de empresas especializadas para fabricação do  concreto, é necessário algum cuidado. Isso porque, apesar de a fabricação do material ser terceirizada e fora do seu alcance, confira a procedência dos materiais.

Porém, é importante que seja verificada da qualidade do concreto pelo teste da colher. Esse teste consiste no alisamento da superfície do concreto com uma colher de pedreiro e em seguida, deve-se observar o local. Se a superfície ficar úmida, a água está correta. Caso haja um excesso de água sem umidificação, falta água na mistura.

Especificações a respeito do aço

Conforme mencionamos aqui, o concreto armado é uma junção entre o concreto e o aço, então também é muito importante falar sobre esse último item, dada a sua grande importância.

Pode comprar-se o ferro de 3 formas diferentes. Para isso devem-se levar em consideração as necessidades da obra. Veja a seguir quais são essas 3 formas:

Conforme projeto estrutural

Primeiramente você vai apenas realizar o orçamento do aço com base no seu peso. Assim, uma vez que tenha escolhido a empresa onde irá realizar-se a compra, poderá disponibilizar o projeto para que ela faça as armações de ferro.

 Armação pronta

Existem diversas estruturas metálicas, como por exemplo as treliças, que podem ser compradas prontas e colocadas diretamente na sua estrutura de concreto armado, economizando tempo e dinheiro.

 Cortar e dobrar na obra

Também é possível comprar grandes barras de aço e então fazer a armação na própria obra, caso seja da sua preferência.

Gostou do artigo de hoje sobre concreto armado

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Quer ver mais dicas sobre materiais para obra? Acesse nosso site! Além disso, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas ofertas!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.